Best-seller aborda sobre líderes ousados

Segundo a autora do best-seller, líderes ousados são ótimos ouvintes e acreditam no poder compartilhado

Best-seller aborda sobre líderes ousados

“Um líder não tem de ser necessariamente um gênio nato das relações humanas e tecnológicas. A liderança é, na verdade, uma habilidade a ser desenvolvida, com o aprimoramento da capacidade de liderar com a rotina da equipe de trabalho em todos os tipos de empresas”, destaca Márcia Aparecida Clarindo Oliveira, psicóloga e professora Curso CPT a Distância e Online Liderança Gerencial - Como Desenvolver Habilidades em Liderança.

Segundo Brené Brown, escritora do best-seller “A coragem para liderar” e pesquisadora da Universidade de Houston (USA), existem dois tipos de liderança: o líder armadura, que se alicerça na insegurança e na hesitação, e o líder ousado, que prima pela integração e pela transparência. Este último é determinado e seguro, pois calcula os riscos com o máximo de precisão. Já o primeiro busca o perfeccionismo sem projetar resultados.

Considerado um guia prático para motivação de equipes em empresas, o livro tem feito sucesso entre gestores em todo o mundo. Para Brown, a liderança não se limita a status ou poder, mas sim abrange pessoas capazes de estimular o potencial dos outros em prol da manifestação das suas capacidades mais notórias. Estes sim são líderes, que exercitam a empatia, pois sabem se colocar no lugar do outro.

Além disso, os líderes ousados são ótimos ouvintes e acreditam no poder compartilhado (jamais monopolizado). Eles nunca se sentem ameaçados por mostrarem suas fraquezas. Já os líderes armaduras permanecem na defensiva, não compartilham conhecimentos nem ideias, tomam decisões equivocadas e não transmitem confiança à equipe. Eles se prejudicam e atrapalham o desenvolvimento de todos os que o cercam.

Conheça os Cursos CPT a Distância e Online da Área Gestão Empresarial.

Leia o artigo "Aprenda sobre liderança com a série Game of Thrones."

Fonte: administradores.com.br

Andréa Oliveira 29-06-2019 Notícias

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.