O capital humano é um dos recursos mais valiosos de uma empresa. Colaboradores bem treinados e satisfeitos quanto à carreira aumentam a força competitiva da empresa no mercado. O mesmo vale para o líder, que também deve ser capaz de aceitar desafios e lidar com mudanças com equilíbrio e sabedoria, declara Edson Moura da Silva, professor do Curso CPT a Distância e Online Liderança Gerencial - Como Desenvolver Habilidades em Liderança.
Cabe ao líder buscar formação profissional de qualidade e desenvolver inteligência emocional para alcançar melhores resultados. Além de motivar os colaboradores, o líder deve se automotivar e autoliderar para atingir suas metas com maior assertividade e segurança. Tais características podem ser desenvolvidas, pois, nem sempre, o profissional nasce com espírito de liderança.
Atualmente, há excelentes programas para desenvolvimento de líderes, que criam condições para o líder, de fato, compreender o seu papel enquanto fomentador de mudanças. Mas como saber se o gestor deve participar desses programas? Simples, por meio de autoavaliação, autocrítica e autoconhecimento. Pergunte-se: você, como líder, consegue atingir metas e garantir bons resultados à empresa?
Questione-se: você sabe identificar pontos fracos e fortes em suas ações para realizar melhorias? E mais! Você domina a liderança e sabe usar o estilo mais adequado ao tratar com diferentes tipos de colaboradores? Você consegue se comunicar e incentivar a integração da equipe? Quando a motivação da equipe está baixa, você propõe mudanças? Todas essas perguntas podem ajudá-lo! Esteja certo disso!
Nem todos os gestores foram preparados para a liderança. “Liderar é mobilizar pessoas para fazerem, com empenho, o que tem que ser feito, em favor da equipe. Por esse motivo, o poder influenciador do líder é tão importante”, afirma George Terry, renomado escritor na área de gestão. Essa competência pode ser desenvolvida em programas específicos para líderes. Assim como outras competências, a saber:
->liderar equipes;
->administrar conflitos;
->administrar relações;
->gerir pessoas;
->gerir o tempo;
->realizar comunicação assertiva;
->oferecer feedbacks;
->planejar com base em indicadores.
Conheça os Cursos CPT a Distância e Online da Área Gestão Empresarial.
Leia o artigo "Aprenda sobre liderança com a série Game of Thrones."
Fonte: crbasso.com.br