Mostre suas habilidades em entrevistas de emprego

Comunicar-se bem, ser responsivo e trabalhar a empatia são habilidades indispensáveis a quem busca um bom emprego

Habilidades importantes em entrevistas de emprego

“Independentemente dos avanços tecnológicos, como conexões em redes sociais e chamadas de vídeo em tempo real, nada substitui a interação olho no olho. Por meio dela, conseguimos identificar sinais da expressão corporal indispensáveis à boa comunicação”, afirma Marlene Monteiro, psicóloga, psicoterapeuta e professora do Curso CPT a Distância e Online Comunicação para o Sucesso Pessoal - Programação Neurolinguística.

Em entrevistas de emprego, por exemplo, muitas habilidades importantes são percebidas pelos recrutadores, tais como:

Comunicação e responsividade


Habilidades de comunicação e responsividade são avaliadas em todo o processo de seleção. Ser responsivo e promover a bidirecionalidade comunicativa é um dos atributos preferidos dos recrutadores. Do momento em que você atende à convocação para a entrevista até o término da conversação, é fundamental ser proativo e mostrar verdadeiro interesse em participar do processo.

Além disso, responder às perguntas do recrutador, com entusiasmo e rapidez, mostra segurança e facilidade em se comunicar. Em um mundo digital, onde a comunicação ocorre de forma artificial e engessada, obtêm destaque os candidatos com aptidões de comunicação face a face. Estes certamente sabem construir relacionamentos duradouros e produtivos.

Interação e feedback


Quando o profissional é comunicativo, a interação com o outro ocorre naturalmente. Em entrevistas de emprego, o processo começa com contato visual e sorriso nos lábios. Esses sinais mostram ao recrutador que você está acessível às perguntas, sem hesitar. Entretanto, durante a conversa, é imprescindível estar atento a cada detalhe para passar feedbacks positivos ao entrevistador.

Mostrar inquietação, manter ombros caídos, cruzar braços ou evitar contato visual com o recrutador são indicativos de falta de interesse, insegurança ou omissão de informações. Lembre-se de usar uma linguagem corporal positiva, com postura ereta, braços relaxados e olhar direcionado ao entrevistador. Sorria, concorde com a cabeça, faça perguntas, mostre engajamento.

Autoconfiança e empatia


Prepare-se para a entrevista, liste seus pontos positivos e negativos e treine. Os recrutadores podem fazer perguntas inusitadas e você deve respondê-las com segurança e assertividade. O preparo ajuda a desenvolver no candidato autoconfiança para estruturar melhor as respostas. Outro aspecto de suma importância envolve a empatia. Por meio dela, é possível convencer o recrutador de que você, de fato, apresenta as qualificações ideais ao cargo.

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Leia o artigo "Dicas essenciais para uma boa comunicação."

Fonte: administradores.com.br

Andréa Oliveira 24-07-2019 Notícias

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