Xô, procrastinação! Saiba como fazer tarefas chatas no trabalho

Em nossa rotina de trabalho, nem sempre encontramos disposição para realizar tarefas entediantes e cansativas

Xô, procrastinação! Saiba como fazer tarefas chatas no trabalho

Nem sempre encontramos disposição para realizar tarefas entediantes e cansativas. Com isso, deixamos que a procrastinação tome conta de nosso ânimo e, como resultado, as atividades são adiadas. Quando nos damos conta, o volume de trabalho aumenta e nos perdemos em meio a uma série de obrigações atrasadas. Felizmente, há técnicas avançadas no campo comportamental, que nos ajudam a lidar com tudo isso.

Justin Bariso, colunista da revista Time, publicou o livro “EQ Applied – The real-world guide to emotional intelligence” (Coeficiente de inteligência emocional na prática – um guia do mundo real sobre inteligência emocional). Nele, são sugeridos métodos, que nos ajudam a trabalhar as emoções em busca da produtividade. O método conhecido como trailer, por exemplo, é embasado em teasers de lançamento de filmes.

Por meio dele, determinamos um curto prazo (cinco minutos) para terminar uma tarefa, sem a obrigação explícita de fazê-la. Basta dizermos a nós mesmos: “são apenas cinco minutos e, se não gostarmos, podemos parar”. O mais interessante é que não paramos, pois, ao realizarmos a tarefa por cinco minutos, nosso cérebro já se comprometeu a terminá-la. Ou seja, nossa mente nos impede de protelar.

Segundo Bariso, a técnica é fundamentada na regra dos cinco minutos da terapia comportamental cognitiva. Trata-se de uma forma de “enganar” nosso cérebro para que não tenhamos vontade de parar a atividade. Na verdade, esta é uma maneira de não nos sentirmos culpados, pois “cinco minutos é mais tempo de trabalho quando comparado ao que não teríamos realizado sem a técnica”, completa o colunista da Time.

Com a ajuda de algumas ferramentas, facilmente, damos xô à procrastinação, pois percebemos que, em nossa rotina de trabalho, alguns poucos minutos são suficientes para terminarmos uma tarefa maçante. Entretanto, é essencial exercitarmos uma ou outra técnica da linha comportamental para que nosso cérebro possa assimilá-la melhor. Com isso, certamente estaremos aprimorando nosso desempenho profissional.

Conheça o Curso CPT a Distância e Online Gerenciamento do Tempo.

Leia o artigo "Estratégias para lidar com a procrastinação".

Fonte: revistapegn.globo.com

Andréa Oliveira 20-12-2018 Notícias

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.