Centro de Produções Técnicas

Artigos

Boa comunicação interna evita problemas com “rádio peão”

Os problemas gerados pela “rádio peão” reduzem significativamente a produtividade da empresa

Boa comunicação interna evita problemas com “rádio peão”

A tão conhecida “rádio peão”, atribuída a conversas de corredor, fofocas e informações não oficiais, é um sério problema para as empresas. Além de afetar os ares da organização, essa prática imatura e inadequada prejudica o acesso a informações autênticas, pois a mensagem chega deturpada ao destinatário. Isso reduz a produtividade dos colaboradores. Além disso, os erros tornam-se recorrentes, o que traz grandes desvantagens aos negócios.

Leia mais...

Descubra os negócios mais lucrativos para 2018

Os setores de construção e transporte de cargas estão entre os negócios mais lucrativos para 2018

Descubra os negócios mais lucrativos para 2018“No mundo dos negócios, o administrador enfrenta uma série de desafios, dentre eles, colocar os produtos/serviços no mercado, com a máxima qualidade e o menor preço. Assim, é possível conquistar mais clientes e alcançar bom faturamento. Mas quando o setor passa por um bom momento, as chances de sucesso são ainda maiores”, afirma Hélvio Tadeu Cury Prazeres, professor do Curso a Distância CPT Como Administrar Pequenas Empresas em Livro+DVD e Online.

Leia mais...

Descubra os perfis de clientes para compra

Alguns clientes são motivados à compra para resolver um problema, outros para economizar tempo

Descubra os perfis de clientes para compra“Quando o cliente tem uma boa experiência na compra de produtos ou aquisição de serviços, ele se sente motivado, engajado, encantado em relação à empresa. Afinal, suas expectativas foram superadas e, como resultado, ele se tornou um cliente fiel e leal à marca”, afirma Hélvio Tadeu Cury Prazeres, professor do Curso a Distância CPT Fidelização de Clientes em Livro+DVD e Online. Mas não apenas a superação de expectativas induz o cliente à compra, há fatores motivadores, que chegam ao mesmo resultado.

Leia mais...

Dê um fim à procrastinação

Para impedir que a procrastinação se torne um vício, primeiramente deve ser identificada a causa do adiamento

Dê um fim à procrastinaçãoPesquisa realizada por norte-americanos, no Departamento de Psicologia e Neurociência da Universidade do Colorado (EUA), afirma que a procrastinação, o “deixar para depois”, em alguns casos, é influenciado por fatores genéticos. Mas embora esta possa ser uma predisposição, é possível condicionar as ações, que levam uma pessoa a adiar tarefas. Segundo Zora Viana, renomada diretora executiva, as mudanças de atitude ajudam a reverter esse quadro.

Leia mais...

Frases proativas ajudam na negociação

As frases proativas são uma excelente ferramenta para nos ajudar na negociação

Frases proativas ajudam na negociaçãoSegundo Inessa Franco, coach de inteligência emocional, quando alguém participa de uma reunião de negócios, deve conter as emoções e controlar a ansiedade. As concessões devem ser feitas aos poucos. Afinal, negociar requer equilíbrio e jogo de cintura. “Negociar é uma arte. Exige sensibilidade, criatividade, assertividade, capacidade de análise e compreensão das relações humanas por meio de acesso a conceito e técnicas”, completa Nelson Fernandes Maciel, professor do Curso a Distância CPT de Negociação - Técnicas e Estratégias de Sucesso em Livro+DVD e Online.

Leia mais...

6 direitos do consumidor, que muitos desconhecem

É urgente que o consumidor brasileiro comece a buscar informações, em fontes seguras, para lutar por seus direitos

6 direitos do consumidor, que muitos desconhecemHá muito, a relação entre consumidores e empresas tem gerado conflitos entre as partes, inclusive muitas desavenças resultam em ações judiciais. Não foi mera coincidência que, em 15 de março de 1991, entrou em vigor o CDC - Código de Defesa do Consumidor. Décadas se passaram e recentemente as mudanças no mercado impulsionaram a aprovação da reforma do CDC, com o objetivo de fortalecer órgãos como Procon, combater os abusos publicitários, controlar o superendividamento e regulamentar o comércio eletrônico.

Leia mais...

Lei Complementar enquadra novas categorias profissionais como MEI

A LC 155/2016 passou a enquadrar como MEI profissionais diversos, como apicultores, viveiristas e locadores de bicicletas

Lei Complementar enquadra novas categorias profissionais como MEI

Desde 2009, a criação de uma nova categoria de empresário, o microempreendedor individual, ou MEI, regulamentou a atividade de profissionais que trabalhavam informalmente. Alguns anos se passaram e muitos empresários conseguiram se enquadrar como MEI. Afinal, esta é uma medida bastante vantajosa ao empreendedor que busca o sucesso dos negócios. Por meio dela, é possível alcançar a cidadania empresarial, com a obtenção imediata do CNPJ e a inscrição na Junta Comercial. Mas como requisito principal, é necessário faturar até R$ 81 mil (anual) ou R$ 6,75 mil (mensal).

Leia mais...

Quer aumentar as vendas nas datas comemorativas? Saiba como

Com criatividade e proatividade, certamente a divulgação colherá excelentes frutos nas datas comemorativas

Quer aumentar as vendas nas datas comemorativas? Saiba como “Para que o cliente seja convencido a consumir um produto/serviço em qualquer época do ano, é preciso conhecer a fundo todos os aspectos do marketing. Assim é possível implantar um conjunto de ações na empresa para estimular o consumidor a adquirir um produto/serviço. Como resultado, as vendas aumentam e a empresa alcança o tão esperado sucesso”, afirma Katsuê Mírian Ávilla Watanabe, professora do Curso a Distância CPT Marketing para Pequenas Empresas  em Livro+DVD e Online.

Leia mais...

Reforma Trabalhista traz mudanças positivas ao trabalhador

A Reforma Trabalhista trouxe mudanças positivas ao trabalhador quanto aos benefícios, como bonificações, bônus e prêmios

Reforma Trabalhista traz mudanças positivas ao trabalhador
Embora a Reforma Trabalhista tenha gerado polêmica na mídia, além de muita discussão sobre o assunto, o fato é que algumas mudanças trouxeram benefícios não apenas ao empregador como também ao empregado. Antes o empresário não oferecia bonificações ao trabalhador por receio em relação ao impacto desses benefícios nas questões trabalhistas. Como resultado, os funcionários ficavam desmotivados, pois não recebiam remuneração extra.

Leia mais...

Saiba tudo sobre jornada de trabalho no feriado ou no domingo

A jornada de trabalho no feriado ou no domingo pode sofrer algumas modificações estabelecidas em acordo coletivo

Saiba tudo sobre jornada de trabalho no feriado ou no domingo

Muitos empregadores e empregados têm dúvidas a respeito da jornada de trabalho no feriado e no domingo. Assim como determina a Consolidação das Leis do Trabalho – CLT, a jornada de trabalho normal é o período de tempo em que o empregado presta serviços ao empregador ou permanece à disposição deste. Mas é impreterível que o total de horas diárias trabalhadas não ultrapasse 8 horas (nem 44 horas semanais) – salvo definição de outro horário.

Leia mais...