7 lições de Empreendedorismo que aprendemos com a seleção da Alemanha

A Copa do Mundo acabou. Em meio a tantos problemas e politicagens, também podemos tirar algumas lições de empreendedorismo. Afinal, trata-se de uma competição que envolve...

 A Copa do Mundo acabou. Em meio a tantos problemas e politicagens, também podemos tirar algumas lições de empreendedorismo. Afinal, trata-se de uma competição que envolve equipes, liderança, motivação e estratégia.

E a campanha da Seleção da Alemanha é uma verdadeira aula.

1. Paciência e perseverança

Não é da noite para o dia que você alcançará o sucesso. E o mesmo pode se falar de Joachim Löw, atual técnico da Seleção Alemã. Löw trabalha com a seleção desde 2004, quando foi técnico assistente, até que virou técnico titular da jovem seleção alemã, anfitriã da Copa de 2006.

Löw viu sua equipe perder na própria casa pela Itália nas semifinais (e mesmo assim conquistou o terceiro lugar), nem por isso culpou adversidades, nem arbitragem, nem nada. Sabia que sua equipe ainda era nova e que era apenas o começo. Tinha muito o que melhorar. Com muita paciência e perseverança, a equipe continuou treinando e melhorando, chegando à Copa de 2014 com a garra à qual tivemos a oportunidade de assistir.

Com empresas é a mesma coisa. A maioria de nós desistimos no primeiro tombo, ou nos primeiros anos. Mas com paciência e muita perseverança, você terá a oportunidade de ver sua empresa decolar.

2. Conquiste a simpatia do público local

Se você está entrando no mercado que mal te conhece, é muito importante conquistar a simpatia dos seus clientes. Sorria sempre, converse, seja amigável, mostre interesse por sua cultura e agradeça por ter a oportunidade de estar ali com eles.

E os alemães mostraram-se extremamente eficientes nisso. Desde que chegaram ao Brasil, mostraram toda sua simpatia e, certamente, deixarão saudades para a população de Santa Cruz Cabrália - Bahia. Conversaram com o povo local, curtiram as praias e até usaram a camisa do Bahia!

E teve a boa sacada da Adidas, ao fazer o segundo uniforme com as cores do Flamengo, a maior torcida do Brasil.

E o 7 a 1? Quem acredita que a Alemanha não conseguiria fazer mais? E quem acredita que aquele último golzinho do Oscar foi realmente por mérito? A Alemanha não queria humilhar (mesmo tendo humilhado) o país anfitrião e pegou leve no segundo tempo. Por dó? Por respeito? Ou pela necessidade de não perder a simpatia que tanto lutaram para conquistar? Todas elas.

Os alemães precisavam ganhar a torcida brasileira, pois com isso, ganharia mais forças e apoio para levantar o caneco. Ainda mais em uma final contra uma torcida gigante como a da Argentina.
 
3. Ajude a arrumar a festa

Sabe quando você convida seus amigos para um churrasco em sua casa e eles te ajudam? Por mais que você tenha bancado a maior parte das carnes, são os amigos que trazem a sobremesa e o ajudam ao lavar a louça que realmente fazem a festa valer a pena.

E esses convidados são os alemães. Vieram para festa, ficaram até o final (e que final!) e ajudaram a arrumar a casa. Doaram 10 mil Euros a uma comunidade indígena para a compra de uma ambulância, doaram materiais e móveis para uma escola, financiaram a construção de um campo de futebol para os moradores locais e doaram 25 bicicletas para as crianças da comunidade.

De fato, isso não mudará a situação do país, mas tal atitude ganhou a simpatia de todos os brasileiros.

Por isso, se você está participando de algum evento como patrocinador, mostre sua preocupação com os clientes, e não apenas com a campanha.

4. Marketing em mídias sociais

Os jogadores alemães mantiveram um forte engajamento com a torcida brasileira pelas mídias sociais. A todo o tempo, postavam mensagens de agradecimento ao povo brasileiro, além de mensagens motivacionais para a seleção brasileira.

Após a goleada, os jogadores alemães lembraram de sua derrota em 2006, a fim de confortar a derrota dos brasileiros.

5. Trabalho em equipe

Não existe equipe de um homem só. No futebol (e no empreendedorismo), o que faz a empresa é a equipe. De nada adianta ter um craque se o resto da equipe não faz nada (e a Seleção Brasileira é a prova disso!).

A Seleção Alemã atual é conhecida por não ter craques (o que eu discordo), mas sim por ser uma equipe entrosada e motivada.

Ou seja, você não precisa de um expert na área para ter a melhor empresa do mundo, e sim uma boa equipe, com uma boa cultura.

6. Adaptação rápida

Com certeza, na minha opinião, o ponto mais forte da equipe Alemã. A cada jogo a formação tática estava completamente diferente. E mesmo durante a partida, a equipe mudava por completo, principalmente o meio de campo. Os alemães souberam se adaptar contra seus adversários, seja apertando a defesa, partindo para o ataque ou aproveitando o contra-ataque.

E como empresário, você deve saber se adaptar de acordo com a música. Não é porque aquele formato é o que você está acostumado a trabalhar que trará os melhores resultados. Na primeira mudança de comportamento do mercado, você tomará o pior tombo de sua vida. Por isso, saiba se adaptar!

7. Humildade e Fair Play

A Alemanha chegou quietinha. A mídia chamava a atenção para seleções como Brasil e Espanha, e para jogadores como Neymar, Cristiano Ronaldo e Messi. Sem estrelinhas, a Alemanha só atraiu as atenções após a primeira goleada da Copa contra Portugal em suas primeiras partidas. Nem por isso, a Alemanha ficou nos holofotes. O time continuou a fazer seu futebol sem contar vantagem para ninguém.

Jogando contra muitos adversários difíceis, a Alemanha soube reconhecer a qualidade de seu adversário e conquistar a vitória. Mesmo nas goleadas em times renomados como Brasil e Portugal, os alemães mantiveram o perfil humilde e tranquilo.

Um futebol limpo e praticamente sem faltas. Mesmo na final contra a agigantada Argentina, com o drama de chegar na prorrogação sem nenhum gol, a equipe alemã se manteve firme e forte. Tirando alguns poucos incidentes, os meus parabéns para a Alemanha e para a Argentina, principalmente pelo futebol limpo.

Enfim, no futebol, no empreendedorismo e na vida, o importante é você fazer o que gosta e o que sabe fazer melhor. Sem precisar apelar para o incorreto. Com habilidade e perseverança, a vitória será sua!

Mauro Ribeiro é formado em Engenharia da Computação pela Unicamp, tem experiência nas áreas de Marketing Virtual, Projetos de Software para Web e Mobile, Design de Interfaces e Front-End, Design Gráfico e Computação Gráfica.

 

Andréa Oliveira 23-07-2014 Artigos

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