Franquia - 6 cuidados antes de escolher uma

Mesmo se tratando de uma franquia, abrir o seu próprio negócio exige uma série de cuidados. Apesar de este tipo de negócio já envolver uma marca conhecida no mercado,...

Mesmo se tratando de uma franquia, já envolvendo uma marca conhecida no mercado, para se obter o tão esperado sucesso serão necessários muitos anos de dedicação ao negócio.

Mesmo se tratando de uma franquia, abrir o seu próprio negócio exige uma série de cuidados. Apesar de este tipo de negócio já envolver uma marca conhecida no mercado, para se obter o tão esperado sucesso serão necessários muitos anos de dedicação ao negócio. Abaixo, seis itens que deverão ser estudados com muita atenção, antes de se decidir por abri-la.

1- Autoavaliação

Reflita sobre as seguintes questões:
- Será que, realmente, tenho perfil para ser franqueado?
- Quais são as minhas habilidades, preferências e o que gosto e não gosto de fazer?
- Tenho capacidade e perfil ideal para de gerenciar pessoas?
- Tenho algum conhecimento sobre o gerenciamento e controle de finanças?
Abrir uma franquia que tenha tudo à ver com você, com suas afinidades, com suas preferências, é uma excelente oportunidade de ganhar dinheiro. O contrário resultará em perda de tempo e dinheiro.

2 - Apoio familiar

Abrir uma franquia irá tomar muito o seu tempo e exigirá de sua parte um maior esforço e dedicação. Portanto, converse com os seus familiares antes de tomar esta decisão e explique que por um bom tempo, anos talvez, você terá de poder contar com o carinho e a compreensão de todos, caso tenha de se ausentar do convívio de todos.

3 - Análise financeira

Saiba que uma franquia é um projeto de médio a longo prazo. Por isso, é fundamental que você tenha uma fundo de reservas para cobrir as despesas até que a empresa tenha um faturamento satisfatório e o negócio se estabilize. Se você não possuir esta reserva, não coloque todo o seu dinheiro no negócio. Invista apenas a metade do seu dinheiro. A falta de capital é o principal fator das empresas fecharem.

4 - Opte por segmentos seguros

Ao abrir uma franquia, de preferência, opte pelos segmentos consolidados, como alimentação, vestuário e serviços.  Esta atitude minimiza os riscos de insucesso do negócio.

5 - Saiba tudo sobre a franquia

É muito importante que você passe um verdadeiro “pente fino” no histórico da franquia. Saiba tudo sobre ela e sobre o franqueador. Certifique-se sobre a experiência do franqueador, quantas lojas ele possui, quantas franquias abriu nos últimos meses, qual o plano de expansão, entre outras. Uma boa forma de se assegurar mais sobre o assunto é conversando com franqueados de sucesso.

6 - Contrate um bom advogado

As questões jurídicas são de fundamental importância para a sobrevivência de qualquer negócio. Nunca confie apenas nas palavras de alguém e nunca assine um contrato se algo não ficou claro para você. Com a ajuda de uma consultoria especializada, por exemplo, você poderá sanar todas as dúvidas relativas às cláusulas do contrato, relativas à rescisão e recorrer em caso de multas abusivas.

Fonte: Romerio Souza, diretor da Quero Ser Franqueado.

Silvania Teixeira 21-08-2014 Artigos

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.