Melhore o atendimento e feche mais negócios - saiba como seguindo 6 dicas de sucesso

Que os consumidores sempre esperam um atendimento de qualidade para que haja bons negócios é um fato. Contudo, esse é um ponto de grandes falhas hoje nas empresas, já que...

Os consumidores sempre esperam um atendimento de qualidade para que haja bons negócios. Portanto, é fundamental que a área de recursos humanos se atente a esta questão e qualifique os prestadores de serviços da empresa

 

Que os consumidores sempre esperam um atendimento de qualidade para que haja bons negócios é um fato. Contudo, esse é um ponto de grandes falhas hoje nas empresas, já que se pode notar a enorme defasagem existente na área de atendimento. Dentre os principais erros claramente observados estão a má vontade no atender, confusão em relação aos pedidos, erros nos valores e falta de informações sobre os produtos. Todos esses detalhes vão em maior ou menor grau prejudicar as empresas. Portanto, toda organização necessita de um cuidado especial no atendimento ao público, sendo fundamental que a área de recursos humanos qualifique seus profissionais para o atendimento. Entre os pontos fundamentais que merecem atenção especial, estão:

Cuidados na comunicação verbal

Esta precisa ser persuasiva e objetiva. O atendente deve se preocupar com uma boa dicção para cativar o ouvinte;


Cuidado com comunicação escrita

Muitas pessoas pensam apenas na fala, mas e-mails se tornam cada vez mais sinônimos de negócios e, infelizmente, há quem trate este tipo de comunicação com negligência. Um único cuidado poderia evitar a maioria dos problemas: ler o que se acabou de escrever;

Otimizando reuniões de negócios

Se o atendimento ao cliente for em uma reunião, esta deve ser otimizada, com pauta e tempo definido;

Conheça o que vende

Para uma boa venda é fundamental conhecer o assunto com a maior profundidade que puder, esclarecendo dúvidas que possam aparecer e melhorando o diálogo com o cliente;

A prática leva a perfeição

Não deve haver timidez e a prática deve ser constante. Todas as oportunidades para se falar diante das pessoas devem ser aproveitadas;

Acredite em você

É fundamental identificar seus pontos positivos e ter confiança, mostrando-se proativo em relação à venda.

Em caso de dificuldades e desconfortos, o profissional se sentirá melhor com um roteiro das informações que irá expor. O importante é falar um pouco mais devagar para não deixar que seu desconforto seja percebido.

Silvania Teixeira 28-10-2014 Artigos

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