A relação entre a boa oratória e os grandes líderes mundiais

Após os estudos de Aristóteles, outros grandes da nossa história acreditaram no poder da boa oratória e fizeram uso deles. Alexandre, “O Grande”, pupilo direto de...

Arma poderosa, a boa oratória é essencial para conquistar a confiança das pessoas

 



Há quase 2.500 anos, a humanidade descobriu que o discurso é uma arma poderosa, e continua sendo. Aristóteles foi o primeiro a estudar as técnicas do discurso de persuasão, e, nesses estudos constatou que, quando bem feito, ele é capaz de alterar o rumo das nações.

Após os estudos de Aristóteles, outros grandes da nossa história acreditaram no poder da boa oratória e fizeram uso deles. Alexandre, “O Grande”, pupilo direto de Aristóteles, fez muito uso do discurso. Além dele, outras pessoas que marcaram história também utilizaram essa arma para conquistar as multidões – e conseguiram. “Hitler é um dos principais exemplos de pessoas que conquistaram e uniram a sua nação devido à boa oratória – mesmo que tenha sido usada para o mal”, comenta Michel Soares, especialista em oratória.

Mas não para por aí. Winston Churchill, Gandhi, Martin Luther King - com o seu “I Have a Dream”, Nelson Mandela, e pessoas ainda mais próximas da nossa atualidade, como Steve Jobs e Barack Obama, eram e são conhecidos como exímios oradores. “Luther King é um exemplo claro: sua frase é entoada e lembrada até os dias de hoje. Aqui, no Brasil, também temos e tivemos oradores muito bons. Getúlio Vargas, por exemplo, conquistou multidões e alterou o rumo do Brasil”, ressalta Soares.

Esclarecida a importância do discurso, Soares comenta que, independente do orador, existem algumas características em comum que tornam um discurso normal em um poderoso. “Existem atitudes que podem ser tomadas por qualquer pessoa para deixar o seu discurso melhor e mais atrativo: uma que sempre comento é o olhar. Olhe no olho dos seus ouvintes, isso faz com que eles sintam-se individualizados – e que você está falando diretamente com eles”, sugere.

Outros pontos importantes são o tom de voz e a expressão corporal. “A autoridade é transmitida para o público por meio da sua voz e da forma como o orador se comporta no palco. Quanto mais confiante estiver, mais confiança transmitirá”, diz.

Montar um bom roteiro também é uma dica valiosa. “Conte uma história para o público, não jogue dados soltos. A fala dos grandes oradores estimulam a imaginação, a visualização de imagens e a concentração: faça isso você também”, exalta.

Valorize os seus ouvintes e fale com eles – e não para eles. O discurso deve fluir como uma conversa, com uma linguagem acessível a todos. “Para saber o tipo de linguagem que deve ser usado, estude sobre a sua plateia: saiba por quem ela será composta e como você deve agir frente a esse público. Seguindo essas dicas, provavelmente será mais fácil entreter quem o ouve – e transformar-se em um bom orador”, conclui Soares.

Fonte: Michel Soares (Especialista em Oratória).

Andréa Oliveira 25-11-2014 Artigos

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.