Vença 4 medos que o impedem de ter um negócio de sucesso

Novos projetos, como a criação de um produto, ou até mesmo algo simples como ir à academia, demandam tempo. Se você reclama de falta de tempo, seja para investir mais...

Se você vencer alguns medos, o sucesso será garantido

 

 

É difícil encontrar pessoas que consigam dizer que a vida delas é um grande sucesso. Sempre há queixas como “trabalho muito”, “não ganho o suficiente”, “não tenho tempo”, entre outras reclamações. A verdade é que o sucesso está acenando para você, e cabe a você decidir se ele está dando tchau ou te chamando para perto.

A seguir, veja 4 medos que fazem você acreditar que o sucesso está dando tchau.

1. Falta de dinheiro

O que muitas pessoas fazem quando elas não têm dinheiro suficiente para atender às suas necessidades? As opções são muitas, mas estão aqui três exemplos:

?Compram com o cartão de crédito sem planejamento (podendo gerar dívidas perigosas);

?Pedem dinheiro emprestado (as dívidas perigosas continuam sendo uma ameaça);

?Se desesperam e lamentam .

Poucos são os que juntam dinheiro e menos ainda são os que correm atrás de uma nova forma de fazer dinheiro. A boa notícia é que você pode, sim, começar negócios do zero, e a internet é uma das melhores ferramentas para realizar esse sonho.

2. Falta de tempo

Novos projetos, como a criação de um produto, ou até mesmo algo simples como ir à academia, demandam tempo. Se você reclama de falta de tempo, seja para investir mais energia na sua empresa ou para poder criar um negócio, é bem provável que o motivo seja a má administração do tempo.

A primeira coisa a fazer é estabelecer prioridades e identificar o que está fazendo você perder tempo. A dica que eu dou é: veja como empreendedores de sucesso trabalham em equipe com o tempo deles. Muitos acordam cedo, fazem exercícios, possuem horários específicos para atender chamadas…

Isso tudo é feito por conta de uma priorização das atividades. A dica especial é que você leia um livro chamado “Trabalhe 4 horas por semana”. Vários empreendedores recomendam e dizem que esse livro mudou a vida deles.

3. Suas expectativas

Há quem desista depois de algum tempo por achar que suas expectativas não foram cumpridas. Conheço empreendedores que investiram em um projeto, fracassaram, foram para outro projeto e conseguiram o sucesso. Desistir é confirmar uma derrota, enquanto persistir é dar uma chance para o sucesso. Pode ser clichê, mas é a verdade.

Para evitar que você tenha grandes frustrações e perca tempo, que tal estabelecer metas de curto, médio e longo prazos? Por meio delas, você conseguirá medir o desempenho de seu projeto e será capaz de fazer mudanças caso perceba que há algo de errado com o andamento dele.

4. Equilíbrio entre sua vida profissional e pessoal
 
Equilíbrio é a chave, mas muitas pessoas não trabalham esse ponto. Na busca de construir algo de valor para sua família, elas acabam trabalhando demais e esquecem que a presença pode ser tão ou mais importante do que uma vida financeira confortável.

O tempo que você dá para a sua família não é algo bom só para eles, é ótimo para você também. Afundar a cabeça no trabalho pode causar estresse, seguido de falta de produtividade e criatividade. Para que você tenha um tempo livre recorrente para a sua família e para o lazer, não deixe de exercitar dois princípios já falados: criação de metas e definição de prioridades.

Todos os itens citados neste artigo parecem óbvios, mas o óbvio nem sempre é levado em consideração e é por isso que você deve sempre se lembrar de que é preciso dominar estes obstáculos para começar um negócio do zero ou expandir ainda mais os seus negócios.

Alan Pakes é Engenheiro de Computação, formado pela USP em 2002, e expert em empreendedorismo e marketing digital.

Andréa Oliveira 08-12-2014 Artigos

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.