Boas práticas de governança corporativa

Há boas práticas de governança corporativa essenciais à empresa, como estabelecimento hierárquico, acompanhamento de projetos e formação do Conselho Consultivo.

Há boas práticas de governança corporativa essenciais ao sucesso empresa

A empresa que adota boas práticas de governança corporativa (corporate governance) é vista com bons olhos pelo mercado, pois tem maior transparência em suas ações e usa ferramentas para resolução de conflitos.

Para haver uma boa governança corporativa, alguns fatores são necessários, como participação, transparência, responsabilidade, igualdade e inclusividade, efetividade e eficiência, prestação de contas (accountability), entre outros.

Para isso, os gestores devem desenvolver práticas essenciais à empresa, como estabelecimento hierárquico, acompanhamento de projetos e formação do conselho consultivo.

Estabelecimento hierárquico

O estabelecimento hierárquico dentro de uma empresa é de fundamental importância. Para isso, o grau de hierarquia deve estar bem claro, para que os colaboradores da empresa saibam a quem responder.

Em outras palavras, o funcionário deve saber quem é seu chefe imediato, para que ajuste melhor suas funções, definindo prioridades.

Acompanhamento de projetos

As reuniões periódicas entre as equipes de uma corporação, entre os seus sócios e entre o Conselho Administrativo são imprescindíveis, para que o controle administrativo torne-se mais eficiente.

Em todas elas, deve haver acompanhamento de projetos, estabelecimento de novas diretrizes da empresa e elaboração de planos de ação (metas e indicadores). E mais! Tudo deve ser organizado e arquivado em atas.

Formação do Conselho Consultivo

É primordial a formação do Conselho Consultivo! Por meio dele, podem ser compartilhadas experiências e sugestões, visando à boa gestão empresarial. Entretanto, os membros do conselho devem possuir alguns requisitos, como maior bagagem e diferentes perfis.

Como o Conselho Consultivo tem relação direta com a direção da empresa, uma de suas principais funções é a orientação dos gestores nas tomadas de decisão.

Portanto, adote essas medidas em sua empresa! Certamente você ganhará maior vantagem competitiva no mercado.

Por Andréa Oliveira.

Fontes: Exame e Wikipédia.

Andréa Oliveira 26-05-2015 Artigos

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.