Pontos fracos: como listá-los em sua entrevista de emprego

Ao descrever suas fraquezas durante a entrevista de emprego, outro ponto positivo é explicar como você está lidando com elas para que sejam superadas.

Na entrevista de emprego, não adianta omitir uma falha presente em seu perfil, pois no futuro você será cobrado por isso

Toda entrevista de emprego traz ao candidato nervosismo e insegurança. Muitas vezes, é preciso combater esses dois inimigos para tirar de letra essa etapa. Mas e quando o recrutador pede a você que liste alguns pontos fracos em seu perfil? Muito mais complicado, não é? Para alguns candidatos sim, mas para os que possuem autoconhecimento não.

Separamos algumas dicas que ajudarão você a falar de seus pontos fracos em uma entrevista de emprego, sem colocar tudo a perder. Vamos a elas!

Ter autoconhecimento já é um passo adiante, mas ainda assim é preciso cautela. Falar de si mesmo para familiares e amigos íntimos já é bastante difícil. Imagine para uma pessoa que você está vendo pela primeira vez?

Vá para a entrevista preparado(a), como se você fosse fazer um concurso. Estude! Busque informações com amigos e colegas. Faça uma autoanálise minuciosa de seu perfil. Só assim você estará hábil a listar com propriedade as suas fraquezas.

Não minta! Seja bastante objetivo e seguro ao listar os seus pontos fracos. Exponha as suas limitações. Fazendo isso, o recrutador verá que você é humano e está sujeito a falhas. Mostre ao recrutador que você refletiu sobre as suas falhas. Isso é de extrema importância!

Muitos candidatos são desclassificados, pois exageram em suas qualidades, usando clichês, como: “Sou o que muitos conhecem como workaholic, vivo para o trabalho”. Por isso, jogue limpo! Não adianta omitir uma falha presente em seu perfil, pois no futuro você será cobrado por isso!

Ao descrever suas fraquezas, outro ponto positivo é explicar como você está lidando com elas para que sejam superadas. Fale quando você detectou tal fraqueza e como você conseguiu vencê-la. Certamente você será visto com outros olhos pelo recrutador!

Por Andréa Oliveira.

Fonte: Exame.

Andréa Oliveira 21-07-2015 Artigos

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.