Como cuidar das finanças do seu negócio

Saber como cuidar das contas de seu negócio é vital para que o empreendedor seja bem-sucedido e seu empreendimento prospere.

Saber como cuidar das contas de seu negócio é vital para que você seja bem-sucedido e seu empreendimento prospere

Todos só falam em crise, juros altos, contenção de gastos. Enfim, nos dias de hoje, saber como cuidar das finanças de seu negócio é vital para que o empreendedor seja bem-sucedido e seu empreendimento prospere. Mas como administrar as finanças da empresa de forma eficiente? Primeiramente, o empresário deve estar capacitado para isso, caso contrário pode colocar tudo a perder.

Para ajudar você, empreendedor, selecionamos algumas dicas que ampliarão a sua visão para gerir com eficiência suas finanças.

Atualize-se constantemente

Coma atualização constante, você terá destaque dentre os demais empreendedores, ganhando vantagem competitiva. Por isso, faça cursos de capacitação, participe de congressos, simpósios e feiras sobre gestão financeira. Leia revistas sobre o assunto e acompanhe tudo o que ocorre no mercado e na economia nacional e internacional.

Planeje de forma estratégica

Desenvolva estratégias que direcionem melhor os negócios da empresa. Organize uma equipe e faça planejamento estratégico periódico. Estipule metas, delegue responsabilidades e defina prazos para alcançar os objetivos finais da empresa. Lembre-se de que os resultados do plano devem ser convertidos em números para uma melhor avaliação de como andam os seus negócios.

Faça um plano orçamentário anual

Faça um plano orçamentário anual. Nele detalhe as receitas e as despesas, além do Balanço Patrimonial da Empresa. Faça projeções financeiras que possibilitem a existência de um fundo de caixa. Organize estratégias de preço e ações de mercado que melhorem a movimentação de seu capital empresarial.

Evite gastos desnecessários, pense no futuro da empresa

O futuro da empresa depende de suas ações gerenciais. Esteja sempre atento a tudo, desde a compra de equipamentos ou materiais, até a contratação de funcionários. Muitas vezes, são feitos gastos gigantescos com itens desnecessários, ou ainda, com folhas de pagamento. Estes não podem ultrapassar 40% do faturamento da empresa.

Por Andréa Oliveira.

Fonte: Exame.

 

Andréa Oliveira 23-07-2015 Artigos

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.