Melhores passos para uma boa negociação

Negociar é uma arte e requer sensibilidade, criatividade, assertividade, capacidade de análise, além de compreensão das relações humanas.

Negociar é uma arte e requer sensibilidade, criatividade, assertividade, capacidade de análise, além de compreensão das relações humanas

 

Uma boa negociação pode alavancar sua empresa e tornar você um(a) empreendedor(a) bem-sucedido(a) e de notório sucesso. Entretanto, é preciso habilidade para negociar com maestria, além de certo jogo de cintura, tendo em vista as novas vertentes da globalização. Pensando nisso, mostraremos a você os melhores passos para negociar e vencer as mais acirradas disputas do mundo dos negócios.

"Negociar é uma arte. Requer sensibilidade, criatividade, assertividade, capacidade de análise, compreensão das relações, por meio de acesso a conceito e técnicas", afirmam os professores Nelson Fernandes Maciel e Raquel Carneiro Silva, do Curso CPT de Negociação - Técnicas e Estratégias de Sucesso.

Siga os passos abaixo e torne-se um(a) negociador(a) de destaque!

Prepare-se para negociar

Antes de uma negociação, prepare-se. Não vá sem informações para fundamentar melhor seus argumentos. Por isso, busque informações sobre o seu oponente, sobre as suas principais opções, as pressões que está passando, o tempo que ele tem para resolver o conflito, o orçamento de que dispõe e outros detalhes importantes. Isso dará a você mais segurança e calma para a negociação fluir bem.

Saiba ouvir o oponente

Para ser um negociador de sucesso, saiba ouvir o oponente. Em geral, os oponentes sempre falam aquilo que queremos ouvir, contanto que fiquemos calados. Inclusive, muitos conflitos nas negociações poderiam ser solucionados facilmente se os negociadores ouvissem mais. Lembre-se de que os que falam mais fornecem mais informações aos oponentes. Portanto, fale 20% do tempo e ouça os outros 80%.

Mostre o valor da sua oferta

Valorize sua oferta diante do seu oponente. Mostre a ele que sua proposta é um diferencial dentre as demais. Para isso, use argumentos embasados em todas as informações que coletou antes de negociar. Ofereça alto e justifique seu posicionamento com segurança. Exponha elementos que potencializem a sua oferta e a destaquem das demais.

Espere o melhor momento

Na maioria das vezes, nós nos precipitamos e colocamos tudo a perder. Por isso, para negociar, devemos esperar o melhor momento. Lembre-se de que a paciência é a melhor amiga da negociação, pois com ela alcançamos resultados mais favoráveis. Além disso, com preparo e planejamento, as maiores vantagens tendem para o nosso lado. Portanto, não lute contra o relógio e dê tempo para a negociação.

Por Andréa Oliveira.

Fonte: Tec Hoje.

 

Andréa Oliveira 17-09-2015 Artigos

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.