Como evitar o fracasso profissional

Ao ingressarem no mercado de trabalho, muitas pessoas adotam atitudes prejudiciais à carreira, o que as levam ao fracasso profissional.

A falta de autoconhecimento e de autocrítica são os principais fatores que levam o profissional ao fracasso na carreira

 

Ao ingressarem no mercado de trabalho, muitas pessoas adotam atitudes prejudiciais à carreira, o que as levam ao fracasso profissional. Para evitar que isso aconteça, o bom perfil comportamental, bem como uma visão sistematizada e flexível como profissional, podem leva-lo ao sucesso na carreira.

Não apenas a boa formação técnica e as habilidades profissionais o levam à ascensão na carreira, mas também o perfil comportamental. Segundo Eliane Figueiredo, presidente da Projeto RH, a falta de autoconhecimento e de autocrítica são os principais fatores que levam o profissional ao fracasso na carreira.

Conhecer as regras de etiqueta e postura profissional é básico para quem quer vencer na carreira e ser feliz, pois todos apreciam um funcionário educado, comunicativo e com espírito de equipe, afirmam as professoras Especialista Valéria Vitarelli de Queiróz e Júnea Zacour del Giúdice, do Curso CPT Etiqueta para o Sucesso Pessoal.

Portanto, para evitar o fracasso profissional, adote os comportamentos abaixo:

Não superestime nem subestime suas competências

Seja equilibrado ao lidar com suas competências. Não as superestime nem as subestime. Você, assim como todas as pessoas, possui limitações. Portanto, aceite-as. Seja autoconfiante, mas na medida certa. Acrescente, agregue, some junto às pessoas. Adquira e transfira habilidades e competências.

Seja resiliente e agarre as oportunidades diante da crise

Com resiliência e atitude positiva, você pode superar e lidar com os mais diversos conflitos. Em meio às crises, sempre surgem ótimas oportunidades; portanto, agarre-as e seja um profissional de sucesso em sua corporação. Jamais se faça de vítima!

Jamais terceirize a culpa, assuma as responsabilidades

Caso os resultados não sejam esperados, estando muito aquém dos objetivos, assuma as responsabilidades. Jamais terceirize a culpa, nem a outros funcionários, nem a fatores externos. Lembre-se de que, no mundo corporativo, sempre se ganha ou perde.

Seja proativo e tome atitudes estratégicas

Não fique apático diante dos conflitos, seja proativo e tome atitudes embasadas em um planejamento estratégico. Lembre-se de o profissional que espera pela certeza perde ótimas oportunidades e não se destaca dentre os demais.

Por Andréa Oliveira.

Fonte: Exame.

Andréa Oliveira 14-11-2015 Artigos

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