5 dicas para manter o equilíbrio mesmo sob pressão

Muitas vezes, enfrentar uma crise no trabalho é inevitável. Para passar por esse processo, de forma produtiva e otimista, é preciso manter o equilíbrio mesmo sob pressão....

Para passar por uma crise no trabalho, de forma produtiva, é preciso manter o equilíbrio mesmo sob pressão

Muitas vezes, enfrentar uma crise no trabalho é inevitável. Para passar por esse processo, de forma produtiva e otimista, é preciso manter o equilíbrio mesmo sob pressão. Quem enxerga a crise como desafio consegue encontrar motivação para lidar com os conflitos e se sai muito bem por sinal. Bem diferente dos que deixam a ansiedade dominar as emoções.

1. A melhor forma de lidar com a ansiedade é gerenciar suas emoções

Segundo Allison Wood Brook, especialista responsável por um estudo desenvolvido em Harvard, as pessoas têm um enorme impulso de que tentar ficar calmo é a melhor maneira de lidar com a ansiedade, mas isso pode ser não só difícil, mas também pouco efetivo.

2. Ao canalizar suas emoções, você transforma a ansiedade em algo produtivo

É bastante desagradável cometer falhas no desempenho das funções profissionais, mas é imprescindível manter o foco e o equilíbrio para canalizar as emoções e transformar a ansiedade em algo produtivo, que resulte em soluções para o conflito.

Para isso, faça a si mesmo as seguintes perguntas:

O que, de fato, aconteceu e qual a repercussão disso?
Há tempo de evitar essa repercussão? Se há, quem pode ajudá-lo?
Se não, o que pode acontecer a você de pior como consequência disso?
Daqui a alguns anos, isso realmente terá importância?
O que você pode fazer de concreto para minimizar tal falha?

3. A autoconfiança pode direcioná-lo à melhor solução para o conflito

Após chegar a algumas conclusões, tente assumir a autoconfiança para direcioná-lo à melhor solução para o conflito. Lance algumas perspectivas para que isso não mais aconteça. Pense também em situações difíceis pelas quais passou, mas conseguiu superá-las. Posicione-se como líder da situação, e não o contrário!

4. Não se veja como o centro da tormenta, pois isso potencializa sua ansiedade

Pense que erros esparsos, cometidos por bons funcionários, não têm efeito a longo prazo. Todos são suscetíveis ao erro. Portanto, você não é o primeiro nem o último a cometer falhas. Geralmente, em situações de conflito, nas quais estamos envolvidos, nós nos colocamos como centro principal da tormenta. Não faça isso, pois sua ansiedade aumenta e você perde o equilíbrio.

5. Faça da tormenta um desafio, para que você o enfrente com resiliência e determinação

Ao contrário, faça da tormenta um desafio, para que você o enfrente com resiliência e determinação. Só assim você alcançará uma boa performance e passará pelo conflito com controle da situação.  

Por Andréa Oliveira.

Fonte: Administradores.

Andréa Oliveira 16-11-2015 Artigos

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