A ideia principal não é estigmatizar os maus gerentes como gaivotas, mas sim evitar que muitos adotem esse comportamento negativo nas corporações onde trabalham. Mas qual o perfil de um gerente gaivota? Mais comum do que podemos imaginar, esse personagem corporativo atua, de forma imatura e inconsequente, nos momentos críticos, deixando a situação muito pior do que antes. Sua principal habilidade é abalar a estrutura da equipe.
Ao invés de trabalhar em conjunto, o gerente gaivota passa conselhos superficiais, não auxilia na busca de soluções e, quando a situação se agrava, sai como se nada estivesse acontecendo. Como resultado: a alienação e a frustração tomam conta da equipe, deixando-a inerte em momentos tão cruciais para a empresa.
Para identificar esse perfil no ambiente de trabalho, basta ver os resultados de suas atitudes negativas. De acordo com uma pesquisa feita nos Estados Unidos, mais de ? dos americanos pensam em deixar o emprego quando submetidos a esse tipo de liderança negativa.
As perdas de uma corporação podem ultrapassar 360 bilhões de dólares pela insatisfação dos funcionários de gerentes com comportamento gaivota. Sem falar dos males à saúde causados pelo dia a dia estressante na empresa. Funcionários geridos por pessoas com esse perfil têm 30% mais chances de desenvolver problemas cardíacos.
Portanto, NÃO seja um gerente gaivota! Adote os comportamentos abaixo e desenvolva habilidades em liderança que só agregarão valor à equipe.
Defina metas e gere expectativas
Definir metas bem elaboradas gera nos funcionários boas expectativas, mesmo diante de uma situação conflitante. Com isso, você direciona melhor a equipe, o que possibilita o bom desempenho do grupo ao buscar uma solução efetiva para o conflito.
Saiba se comunicar com a equipe
Comunique-se com todos de maneira clara e objetiva, por meio de um diálogo aberto e multilateral. Lembre-se sempre de fornecer à equipe recursos, direcionamento, além de reconhecimento para motivar a todos.
Fortaleça a equipe com feedbacks
Se você está atento a seus funcionários, torna-se muito mais simples fornecer a eles feedbacks sobre o seu desempenho. Mais uma vez, é o direcionamento utilizado como ferramenta motivacional da equipe para fortalecê-la. Certamente, ela aceitará novos desafios e será hábil a vencê-los.
Por Andréa Oliveira.
Fonte: Administradores.