Se você gosta de receber elogios, saiba que elogiar é tão bom quanto. Um elogio feito no momento certo age de forma positiva na saúde mental da pessoa. Portanto, fazer e receber elogios é extremamente benéfico ao indivíduo, pois reforça a autoestima. Em uma empresa, por exemplo, os elogios motivam os funcionários, tornando-os mais comprometidos com suas atividades, além de mais dispostos.
Entretanto, o elogio deve ser feito apenas em resposta a atitudes positivas, como forma de reforço às boas qualidades de uma pessoa. Feito no momento certo, esse estímulo dá continuidade ao bom comportamento, pois é visto pelo receptor como reconhecimento e valorização individual.
Gestores que valorizam a transparência nas relações interpessoais e aceitam manifestações construtivas dos membros de sua equipe criam um elo de confiança mútua, além de tornarem o ambiente corporativo muito mais agradável e harmônico.
O elogio está diretamente relacionado à valorização no ponto de vista dos colaboradores da empresa independentemente do cargo que ocupam. Portanto, deve ser praticado por todos, desde o mais alto grau hierárquico até o menor grau (sem exceções).
Se os líderes adotam esse comportamento, certamente os demais funcionários tomarão isso como exemplo e farão o mesmo. Afinal, um bom gestor de pessoas sempre serve de modelo para o comportamento dos demais.
Mas para elogiar o comportamento exemplar de um determinado colaborador é preciso que o líder tenha maturidade emocional. O elogio deve ser autêntico e transmitido de forma natural, com muito cuidado. Caso contrário, soará com algo falso e proposital.
Em síntese, o elogio deve valorizar, de fato, os esforços e as contribuições dos liderados. Só assim ele criará expectativas positivas nos demais funcionários para que eles também queiram receber esse reconhecimento.
Não basta dizer ao colaborador apenas que ótimo trabalho, é preciso elogiá-lo com verdadeira gratidão e reconhecimento sincero!
Por Andréa Oliveira.
Fonte: Administradores.