Como recuperar franquias à beira da falência

Duas das principais causas de mortalidade de uma franquia são: poucas vendas e/ou gastos exorbitantes.

Duas das principais causas de mortalidade de uma franquia são: poucas vendas e/ou gastos exorbitantes

Em 2015, cerca de 3,7% das franquias não sobreviveram ao mercado. Mesmo assim, a porcentagem permaneceu inferior à taxa de mortalidade de negócios convencionais. Independentemente desse quadro, se o franqueado não mensurar os riscos para avaliar a viabilidade dos negócios, poderá ter sérios prejuízos. Para os franqueados prestes a fecharem suas portas, daremos algumas dicas de como recuperar franquias à beira da falência.

Duas das principais causas de mortalidade de uma franquia são: poucas vendas e/ou gastos exorbitantes. Isso demonstra falta de planejamento do empresário, além de pouco preparo para enfrentar o mundo concorrido dos negócios.

Muitas vezes, as vendas não alcançam as estimativas do empreendedor devido a falhas antes de se tornar um franqueado, como não mapear a região onde se pretende montar a franquia ou não desenvolver uma boa estratégia de marketing.

Entretanto, outros fatores podem levar ao declínio dos negócios, como pouca afinidade do empresário com o tipo de franquia escolhida, negociação indevida do ponto, excesso de funcionários e encargos trabalhistas, falta de controle no estoque e má gestão de pessoas.

Por tais motivos, quando aparecerem falhas e problemas na franquia, o franqueado deve agir de forma rápida e precisa. É de suma importância a tomada de decisões imediata para reverter o quadro da empresa e salvar os negócios.

Em geral, as franqueadoras oferecem ao franqueado os serviços de uma equipe especializada em recuperar franquias à beira da falência. Por meio do controle financeiro e de gestão, a equipe de UTI (como é conhecida) consegue dar novo fôlego aos negócios e salvar a franquia.

Algumas vezes, o problema está na falta de capacitação dos funcionários. Portanto, com a reciclagem e o treinamento profissional adequados, os problemas da franquia podem ser solucionados com maior rapidez e eficiência.

Afinal, evitar a morte da franquia é interesse das franqueadoras tanto quanto interesse do franqueado. Por isso, as redes de franquias contam com equipes de UTIs e consultores de campo, que monitoram os negócios e indicam aos franqueados quais as falhas da empresa.

Dessa forma, o franqueado torna-se um excelente empresário e gestor. Mas para isso, são necessários amor aos negócios e plena dedicação.

Por Andréa Oliveira.

Fonte: Revista PEGN.

Andréa Oliveira 08-02-2016 Artigos

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.