Principais benefícios na contratação de funcionários mais velhos

Pessoas com 50, 60, 70 anos estão ativas e dispostas a trabalhar, fazer faculdade, cursos de especialização, praticar esportes, viajar, sair para a balada; enfim, viver a...

Pessoas com 50, 60, 70 anos estão ativas e dispostas a trabalhar, fazer faculdade, cursos de especialização, praticar esportes, viajar, sair para a balada; enfim, viver a vida a pleno vapor


Já foi a época em que profissionais mais velhos encontravam barreiras para conseguir espaço no mercado de trabalho. Os tempos mudaram, a medicina alcançou avanços inimagináveis, as pessoas estão vivendo mais e melhor – como resultado, a população tornou-se predominantemente mais velha.

Hoje, 47 milhões de brasileiros ultrapassaram os 50 anos de idade - ¼ da população apresenta essa faixa etária. Segundo dados do Instituto de Longevidade Mongeral Aegon, em 2045, as estimativas são para que os números alcancem a metade da população de todo o território nacional.

Pessoas com 50, 60, 70 anos estão ativas e dispostas a trabalhar, fazer faculdade, cursos de especialização, praticar esportes, passear, viajar, sair para a balada; enfim, viver a vida a pleno vapor – tanto na esfera profissional como pessoal. Elas fazem tudo isso conscientes do seu papel na sociedade, buscam sempre o desenvolvimento pessoal e compartilham suas experiências.

Portanto, contar com indivíduos mais velhos no quadro de funcionários da empresa é de fundamental importância para o crescimento da corporação. Integrantes de equipes com diferentes faixas etárias conseguem se conectar, de forma muito mais produtiva e eficiente, pois a troca de experiências entre eles solidifica e fortalece o grupo.

Como a longevidade tornou-se uma característica da população do país, a tendência é que as empresas contratem ainda mais funcionários mais velhos, principalmente porque eles geram ótimos resultados e são mais produtivos, em relação aos colaboradores mais novos e inexperientes – salvo algumas exceções.

Sendo assim, quais os principais benefícios na contratação de funcionários mais velhos?

Buscam mais qualificação para se destacarem no mercado

Como o mercado de trabalho é muito concorrido, sobrevive nele quem possui maior qualificação profissional. Em especial, os profissionais mais velhos enxergam nas especializações o caminho para o sucesso – principalmente porque desejam destaque para concorrerem a bons cargos nas grandes empresas.

Mostram-se mais resilientes diante de situações conflitantes

Os profissionais mais velhos têm mais experiência e mais jogo de cintura para lidar com problemas. Portanto, sabem enfrentar situações conflitantes no trabalho, porque já passaram por isso inúmeras vezes. Além disso, eles são um exemplo para os mais jovens, pois transmitem otimismo, paciência, equilíbrio e determinação.

Possuem maior segurança na tomada de decisões

Definitivamente, os colaboradores mais velhos sabem agir em momentos de crise, conflitos e situações complexas. Quando se deparam com algo problemático e conflitante, são rápidos e práticos na tomada de decisões. Eles sabem identificar a causa do problema e tomam rápida iniciativa para solucioná-lo.  

Por Andréa Oliveira.

Fonte: Revista PEGN.

 

Andréa Oliveira 13-05-2016 Artigos

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.