Comportamentos de pessoas com inteligência emocional elevada

Em geral, quem possui inteligência emocional elevada adota comportamentos positivos e equilibrados, o que resulta em maiores chances de sucesso nos negócios.

Em geral, quem possui inteligência emocional elevada adota comportamentos positivos e equilibrados, o que resulta em maiores chances de sucesso nos negócios

Desde que nascemos, somos programados biologicamente para agirmos conforme os estímulos aos quais somos submetidos. Entretanto, o meio onde vivemos pode moldar nossa carga biológica e mudar nosso comportamento. Enquanto umas pessoas formam um comportamento favorável diante de situações conflitantes, outras não sabem lidar com isso e adotam posições desfavoráveis ao bom desenvolvimento pessoal.

Por esses motivos, alguns empreendedores são bem-sucedidos nos negócios e outros não obtêm o mesmo sucesso. A diferença está basicamente na bagagem emocional das pessoas – a chamada inteligência emocional. Trata-se da capacidade de lidar bem ou não com as emoções.

Em geral, quem possui QE (Quociente Emocional) elevado adota comportamentos positivos e equilibrados, o que resulta em maiores chances de sucesso nos negócios. Mas como se comportam as pessoas com boa carga de inteligência emocional?

Demonstram empatia

Sempre que se relacionam com as pessoas, demonstram empatia por elas. Em outras palavras, quem tem inteligência emocional elevada preocupa-se com o outro e tenta de tudo para ajudá-lo no que for possível. Valoriza os sentimentos do outro e se coloca no lugar dele. Tem interesse e curiosidade em relação às pessoas.

Adaptam-se facilmente

Indivíduos com alto QE são flexíveis e se adaptam facilmente às mudanças que surgem no meio onde estão inseridos. Jamais ficam estagnados e inertes, pois sabem que as mudanças são de fundamental valor para o desenvolvimento individual e coletivo.

Possuem autoconfiança

As pessoas emocionalmente inteligentes levam tudo para o lado bom, até mesmo críticas e brincadeiras. Jamais levam isso para o lado pessoal. Fazem isso, pois confiam em si mesmas – possuem elevado grau de autoconfiança.

Dizem “não” naturalmente
    
Para as pessoas com alto QE, dizer “não” é algo bem natural. Elas conseguem fazer isso para si mesmas e para os outros. Elas sabem que em alguns momentos é preciso adiar as coisas, para que possam ser feitas da melhor forma, sem pressa nem sobrecarga. Isso demonstra equilíbrio e autocontrole.

Seguem o pensamento lógico

A inteligência emocional em nível mais elevado permite que as pessoas adotem o pensamento lógico. Elas sabem aceitar a opinião dos outros quando percebem que estão erradas. São bastante razoáveis, não são orgulhosas nem teimosas. Por isso, constroem ótimos relacionamentos pessoais e no trabalho.

Por Andréa Oliveira.

Fontes: Revista PEGN e Família.com

Salvar

Andréa Oliveira 11-06-2016 Artigos

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.