Como aumentar a produtividade no trabalho

Para aumentar a produtividade no trabalho, é preciso realizar a mesma quantidade de atividades, mas com qualidade e equilíbrio.

Para aumentar a produtividade no trabalho, é preciso realizar a mesma quantidade de atividades, mas com qualidade e equilíbrio


Nos dias de hoje, a demanda de funções no trabalho é constante e em grande volume – principalmente pelo quadro de funcionários enxuto (devido à crise). Por isso, a ordem do momento é: planejar. Quem for capaz de seguir essa premissa certamente obterá sucesso e conseguirá aumentar a produtividade no trabalho. Em outras palavras, basta um bom planejamento, para que o profissional gerencie melhor o seu tempo e produza mais.

Entretanto, produzir mais não é realizar todas as atividades ao mesmo tempo – quem tenta fazer isso não obtém bons resultados nem eficiência no desempenho das funções. De acordo com o coach Geronimo Theml, para aumentar a produtividade no trabalho, é preciso realizar a mesma quantidade de atividades, mas com qualidade e equilíbrio.

Dessa forma, “o profissional administra seu tempo – com eficiência, evita o estresse – mais qualidade de vida, e melhora sua performance no trabalho. Afinal, quem alcança o sucesso profissional é aquele com maiores cuidados na administração de seu tempo, pois percebe que o tempo é seu limite”, afirma Marcos Antônio Barbosa, professor especialista do Curso CPT Gerenciamento do Tempo.

Em síntese, para ser produtivo, é preciso:

Organizar as tarefas com um bom planejamento

Organizar as tarefas com um bom planejamento é um passo adiante para a boa produtividade. Tente colocar tudo em ordem de prioridade – partindo das atividades urgentes até as atividades de menor relevância. Dessa forma, será possível padronizar suas ações para alcançar os melhores resultados.  

Saber o momento certo para o trabalho e para o descanso

É de fundamental importância saber separar a hora de trabalho do momento de descanso. Caso contrário, você não conseguirá desempenhar bem nem suas atividades profissionais nem as pessoais. Lembre-se de que ao levar preocupações do trabalho para casa – tal comportamento rouba suas energias e prejudica sua produtividade, além de elevar os níveis de cortisol (hormônio do estresse) em seu organismo.

Adotar hábitos saudáveis para garantir disposição e energia

Acordar bem-disposto e com energia garante a boa execução das atividades no trabalho e na vida pessoal. Para isso, é essencial adotar hábitos saudáveis – como alimentação balanceada, prática de atividades físicas e boa noite de sono. Caso algo não esteja bem, consulte um especialista – endocrinologista, hematologista, cardiologista, para avaliar como anda a sua saúde. É imprescindível conservar o bem-estar físico e mental para ser produtivo e viver bem.

Por Andréa Oliveira.

Fonte: Revista PEGN.

Andréa Oliveira 21-06-2016 Artigos

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.