O que é preciso para ser um bom negociador

A negociação é uma espécie de batalha onde ambos os lados devem sair vitoriosos.

A negociação é uma espécie de batalha onde ambos os lados devem sair vitoriosos


Todos nascemos com espírito negociador. Mas por que muitas pessoas se mostram péssimas negociadoras? Porque não têm ideia de sua habilidade de negociação. Já os que sabem negociar têm consciência dessa habilidade e, por isso, sabem como abordar as pessoas, assim como influenciá-las e convencê-las a algo. Esta deve ser uma das principais características de todo empreendedor, pois pode auxiliá-lo na conquista de clientes e no pleno desenvolvimento dos negócios.

“Negociar é uma arte. Requer sensibilidade, criatividade, assertividade e capacidade de análise, além da compreensão das relações por meio do acesso a conceitos e técnicas”, completa Nelson Fernandes Maciel, professor especialista do Curso CPT de Negociação - Técnicas e Estratégias de Sucesso.

É importante destacar que a negociação é uma espécie de batalha onde ambos os lados devem sair vitoriosos. Para isso, é preciso:

Saber investigar a fundo para descobrir o que o cliente quer

O bom negociador é um investigador nato, que sempre faz perguntas para descobrir o que, de fato, o cliente quer. O bom investigador busca entender as expectativas e os principais desejos dos clientes.

Saber conquistar a confiança do cliente com empatia

Característica essencial a todo negociador de sucesso, a empatia conquista o cliente e fortalece os laços de confiança deste com a empresa. Quem é empático sabe se colocar no lugar do outro, pois sabe construir bons relacionamentos com compreensão e carisma.

Saber lidar com a resistência do cliente de forma positiva

Em geral, quando o cliente se mostra resistente e questionador é porque, no fundo, ele quer ser convencido a adquirir o que lhe foi oferecido. Quando não há resistência por parte do cliente, é porque ele não tem interesse algum no produto/serviço.

Saber se comunicar com clareza e objetividade

Outra característica de todo bom negociador é a comunicação. Para vender a marca ao cliente, é preciso mostrar as suas qualidades para que ele veja o seu valor e queira comprá-la. Mas para isso, é preciso se comunicar com clareza e objetividade.

Saber o momento certo de dizer não

Todo negociador que busca lucratividade em seus negócios sabe o momento certo de negar algo. Quem sabe dizer “não” geralmente domina a negociação, pois não se intimida diante do cliente. Às vezes, é preciso negar um desconto ao cliente, por exemplo, mas algo deve ser oferecido a ele em troca. Afinal, na negociação, ambos os lados devem ser vencedores.

Fonte: Exame Abril.

Andréa Oliveira 04-07-2016 Artigos

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