Siga 3 dicas fáceis de memorização

Para evitar lapsos de memória, daremos 3 dicas para que você aprenda a usar a memória de forma mais eficiente e estruturada.

Para evitar lapsos de memória, daremos 3 dicas para que você aprenda a usá-la de forma mais eficiente e estruturada


Independentemente de serem lembretes de trabalho ou conteúdo para exames, nossa memória deve funcionar bem para que possamos assimilar o máximo de informações. Mas quando menos esperamos, surge o branco inevitável na memória! Isso ocorre por nervosismo, falta de preparo e programação para tarefas que exigem boa memorização.  Para evitar lapsos de memória, daremos 3 dicas para que você aprenda a usá-la de forma mais eficiente e estruturada.

Segundo Marcos Antônio Barbosa, professor do Curso a Distância CPT Técnicas de Memorização, disponível , nos dias de hoje, a velocidade com que precisamos assimilar novos conhecimentos é infinitamente maior do que o de uma pessoa antigamente. Portanto, é essencial que aprimoremos nossa capacidade de retenção das informações para o melhor aproveitamento do tempo e das informações armazenadas na memória.

1.Otimize seu tempo!

Para memorizar informações em um determinado intervalo de tempo, é preciso que você distribua o volume de dados a serem memorizados no tempo que tem disponível para tal. Antes de começar, tenha tudo estruturado e organizado para que você possa aproveitar melhor o seu tempo. Compute também as horas ou os minutos que terá para revisão dos assuntos e informações mais relevantes.

Lembre-se de que “o tempo é o recurso mais precioso que temos. Ele não pode ser poupado, recuperado, expandido: só pode ser usado. O resultado do recurso do tempo depende de quão bem ele é usado. Não há maneira de poupar o tempo. Só há maneira de gastá-lo com mais inteligência”, completa Marcos Antônio Barbosa, professor do Curso a Distância CPT Gerenciamento do Tempo, disponível .

2.Parta do geral para o específico!

Para fixar definitivamente um assunto, um dado ou uma informação na memória, o melhor caminho a seguir é do geral para o específico. Mas por que nessa ordem? Porque as generalidades fornecem contexto para que possamos compreender de forma mais clara e concisa um dado conceito.

Assim que o conceito for compreendido e assimilado, é preciso analisá-lo. Para isso, as anotações são uma excelente ferramenta. Por meio dela, você volta ao que é mais relevante e fortalece sua compreensão. Para potencializar a memorização, outra tática infalível é a síntese do assunto – ou seja, revisar as informações para organizar melhor as ideias.

3.Ensine o que aprendeu!

Nada melhor do que ensinar o que foi aprendido a alguém. Durante a explicação – que pode ser direcionada a um amigo ou a outro voluntário bem-disposto, se você for capaz de expor todos os detalhes do assunto, é porque você o memorizou e as informações permanecerão por mais tempo em sua memória.

Pesquisas recentes demonstram que ao explicarmos o que acabamos de aprender, as conexões entre os neurônios se expandem e o conteúdo permanece na memória de médio prazo. Com as revisões do assunto, as informações se fixam por um período ainda mais longo.

Fontes: Exame e Nova Concursos.

Andréa Oliveira 04-08-2016 Artigos

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.