Dicas para escolher o ponto comercial ideal

Tão importante quanto o preço e o produto, a escolha do ponto comercial é fator decisivo para o sucesso do empreendimento.

Tão importante quanto o preço e o produto, a escolha do ponto comercial é fator decisivo para o sucesso do empreendimento


Tão importante quanto o preço e o produto, a escolha do ponto comercial é fator decisivo para o sucesso do empreendimento. É fundamental que ele seja localizado em ruas com movimento, tenha fácil acesso e, de preferência, não tenha degraus. As lojas em início de rua não são uma boa opção, pois o fluxo de pessoas diminui consideravelmente nesse local. Prefira imóveis localizados no meio do quarteirão, pois o movimento é melhor.

Outro aspecto relevante é a incidência do sol – escolha locais com sombra à tarde, pois as pessoas fogem do sol forte quando passam pelas ruas. O número de concorrentes no entorno e a facilidade para estacionamento também devem ser estudados antes de montar o negócio. Além disso, quais fatores influenciam de forma positiva no ponto comercial?

Leve em consideração o sentido da rua

Leve em consideração o sentido da rua. Muitos empreendedores não pensam nisso, mas trata-se de algo imprescindível para o aumento do número de vendas e o sucesso da loja. Nas ruas em direção ao centro, o ponto é ideal para serviços – como bancos e correios. Já nas ruas em direção ao bairro, o local é perfeito para comércio – padarias e farmácias.

Analise o fluxo de pessoas no local

Para analisar o fluxo de pessoas no local, faça suas avaliações em dias e horários diferentes. Veja quais os hábitos de quem passa em frente ao ponto comercial. Dessa forma, você poderá verificar se os horários de maior movimento são os mais propícios para o seu negócio. Fuja de locais próximos a praças e parques mal iluminados por questões de segurança.

Pesquise sobre a tendência populacional atual

Antes de montar seu negócio, avalie a tendência populacional atual. Verifique as taxas de crescimento locais e as principais estimativas para os próximos anos. Há algumas regiões que têm diminuído o fluxo de pessoas no centro e outras, aumentado na periferia. Portanto, tenha bastante cautela! Você deve estar preparado para todas as mudanças do mercado, inclusive em relação ao poder aquisitivo dos consumidores.

Escolha comércios próximos compatíveis com o seu

Não é recomendado afastar-se de outros pontos comerciais. Caso contrário, a loja poderá apresentar sérios problemas pelo baixo fluxo de pessoas. Mas os vizinhos próximos a seu ponto comercial devem ser compatíveis com o tipo de negócio ou serviço prestado por sua empresa. Loja de bijuterias casa muito bem com loja de bolsas, loja de sapatos, loja de roupas. Cafeteria casa muito bem com livraria e loja de instrumentos musicais. Já uma peixaria não casa nada bem com uma perfumaria, não é mesmo?

Fonte: Empreendedores Web e PEGN.

Confira os Cursos CPT a Distância da Área Gestão Empresarial.

Andréa Oliveira 20-09-2016 Artigos

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.