Ferramentas para ajudar você a abrir um negócio

Para abrir um negócio e alcançar o sucesso, são necessários preparo e planejamento, que podem ser otimizados com algumas ferramentas essenciais.

Para abrir um negócio e alcançar o sucesso, são necessários preparo e planejamento, que podem ser otimizados com algumas ferramentas essenciais


Todo negócio de sucesso está embasado em planejamento. Este deve contar com a participação de todos os membros envolvidos nas decisões, ser flexível, simples e contínuo, ou seja, deve fazer parte da agenda de todos dentro da empresa. “E para que o planejamento seja completo, é preciso traçar o que fazer, quando fazer, como fazer, quem vai fazer, além do sistema de acompanhamento e controle”, afirma Adriano Godoy, do Curso a Distância CPT Loja de Sucesso - Planejamento, Gestão e Marketing, disponível .

Além disso, devem ser desenvolvidas contínuas pesquisas – independentemente de serem realizadas em campo ou na internet, para auxiliar no entendimento das mudanças do mercado. Só assim o empresário será capaz de tomar decisões e elaborar estratégias para que seus negócios prosperem. Da mesma forma, existem excelentes ferramentas que ajudam o empreendedor a abrir um negócio com mais sabedoria.

De acordo com pesquisas realizadas pelo DIEESE, IBGE e SEBRAE, para que um empreendimento alcance o sucesso, são necessários preparo e planejamento, que podem ser otimizados com algumas ferramentas essenciais, a saber:

Plano em pirâmide

No plano de negócios em pirâmide, todos os dados são organizados com base nos objetivos do empreendedor. Por meio dele, é possível projetar os resultados para o futuro para saber o momento certo de tomar decisões. O plano em pirâmide é ideal para pequenas empresas e startups, ou ainda para estudantes de empreendedorismo.

Funil de ideias

O funil de ideias é uma útil ferramenta para quem deseja abrir um negócio, mas não sabe como. Por meio dele, é possível identificar as oportunidades que surgem no mercado – o que ajuda o empreendedor na escolha do negócio. Enfim, com experiência prévia e circunstâncias apropriadas, chega-se a ideias criativas e inovadoras.

Equipe certa

Para executar a ideia perfeita, é primordial formar a equipe perfeita. Para isso, é preciso encontrar pessoas com o perfil que melhor se encaixa às exigências do negócio.  É importante destacar que a formação da equipe ideal pode ser feita no início da criação da empresa, em sua reestruturação e ao mudar integrantes da equipe.

Fontes: Revista PEGN e Novo Negócio.

Andréa Oliveira 26-09-2016 Artigos

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.