Dicas úteis para comprar online

Comprar na internet é sinônimo de comodidade, conforto e praticidade, mas é preciso muita cautela.

Comprar na internet é sinônimo de comodidade, conforto e praticidade, mas é preciso muita cautela

Segundo Thiago Richter Bacchin, professor do Curso a Distância CPT Como Aumentar as Vendas pela Internet, disponível nos formatos em Livro+DVD e Online, comprar na internet é sinônimo de comodidade, conforto e praticidade. Além de você não sair de casa, a compra é relativamente rápida e você recebe o produto em sua residência. De fato, o avanço tecnológico nos permite fazer isso, mas é preciso muita cautela. Black Friday, Black Week, Black November... é uma chuva de produtos na tela do nosso smartphone, tablete ou notebook. Torna-se praticamente impossível não comprar!

É o que mostram os dados do relatório da WebShoppers. Em 2015, o e-commerce registrou um aumento de 15%, com um faturamento de R$ 41,3 bilhões.  Só nos últimos 12 meses, 67% usuários da internet compraram algum tipo de produto.  E as estimativas para 2016 são bastante promissoras. Até o fim do ano, espera-se um aumento de 24% nas vendas online.

A empresa Ipsos - especializada em pesquisa de consumo, divulgou recentemente que o maior volume de compras na internet será nos setores de saúde e beleza (31%), gêneros alimentícios (31%), artigos para o lar (27%) e lazer (27%), além dos eletrônicos (17%).

No ano passado, os sites estrangeiros mais famosos - como Aliexpress, Amazon, eBay, totalizaram 14,9 milhões de consumidores (uma porcentagem de 54% de compradores brasileiros).

Independentemente de compras em sites estrangeiros ou brasileiros, é essencial adotar alguns cuidados para evitar problemas futuros ou prejuízos. Siga dicas úteis para comprar online e aumentar a sua segurança!

Comprar em sites estrangeiros

A maior parte dos produtos estrangeiros apresentam taxas determinadas pelo governo. Por isso, antes de efetuar a compra, verifique o valor total do produto. Em geral, o frete mais os impostos tornam o produto mais caro do que o nacional. Sendo assim, não vale a pena comprá-lo. Por outro lado, há sites que vendem produtos com preços bem acessíveis – alguns até mesmo sem frete. O inconveniente é a demora para a entrega, pois alguns produtos ficam barrados na Receita Federal.  

Saber o prazo de entrega e os custos

Por lei, as empresas de e-commerce têm o dever de informar aos consumidores o prazo de entrega e os custos. Em alguns casos, o valor do frete não está incluso no preço total do produto. Por esse motivo, antes de finalizar a compra, verifique o valor total (com ou sem frete). Dessa forma, será mais fácil avaliar se a compra compensa ou não.

Não abrir e-mails suspeitos

Quantas vezes recebemos e-mails suspeitos, sem procedência definida e com ofertas imperdíveis? Fuja dessa cilada, pois pode ser um sequestrador de senhas e de informações do usuário. Em hipótese alguma, abra essas mensagens ou clique nos banners. Compre apenas produtos diretamente dos sites reconhecidos e com selo de segurança.

Verificar a segurança dos sites

Não compre sem antes ver a segurança do site. Em geral, os sites mais seguros contam com https e cadeados ativados. Alguns sites possuem selos de avaliação dos consumidores no fim da página. Veja também os comentários de quem já comprou no site. Isso ajuda bastante! Não faça compras em lan houses e cybercafés – muito menos utilize wi-fi público para esse fim. Mantenha sempre o antivírus e o firewall ativados em seu computador ou outro dispositivo pessoal.

Fonte: Administradores.

Andréa Oliveira 30-11-2016 Artigos

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.