Quer abrir uma empresa em 2017? Siga as dicas!

Para abrir uma empresa, é preciso passar por alguns processos burocráticos - como escolha do regime tributário, legalização do negócio e criação do contrato social.

Para abrir uma empresa, é preciso passar por alguns processos burocráticos - como escolha do regime tributário, legalização do negócio e criação do contrato social

Quer abrir uma empresa em 2017? Esta é uma escolha muito importante na vida de muitas pessoas que sonham com um negócio próprio. Mas é de vital importância estar preparado para esse grande desafio. De que forma? Com organização e planejamento. Sem passar por essas etapas, a jornada do empreendedor em busca do sucesso será muito mais difícil e os riscos serão bem maiores. Além disso, é preciso passar por algumas práticas burocráticas, mas de suma importância - como escolha do regime tributário, legalização do negócio e criação do contrato social.

Escolha do regime tributário

No Brasil, existem regimes de tributação obrigatórios a todo empreendedor. São eles: Regime Real, Presumido ou Simples. Para o empresário que pretende abrir uma empresa em 2017, a escolha do regime tributário pode ser realizada no início deste ano. Entretanto, previamente à definição, devem ser organizadas e concluídas todas as análises necessárias. Dessa forma, o empreendedor reduz as chances de erros primários ou escolhas indevidas.

A opção por um ou outro regime depende criteriosamente de cada caso. Em algumas situações, o Simples Nacional não é a melhor escolha para o empresário, ainda que sua empresa se encaixe em todas as determinações e exigências legais.

Legalização do negócio

Para não correr riscos jurídicos no futuro, é fundamental providenciar todos os trâmites legais para que a empresa possa iniciar suas atividades o quanto antes. Embora a legalização do negócio seja burocrática – com uma infinidade de papéis e documentos para serem preenchidos e assinados, ela é essencial a todo empresário que busca o melhor para os negócios.

Veja os principais registros, autorizações e documentos necessários para a abertura da empresa: requisição do alvará de funcionamento e habite-se do imóvel (prefeitura), além do registro no CNPJ - Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (Receita Federal), e na Junta Comercial, bem como a inscrição na Secretaria Estadual da Fazenda.

Redação do contrato social

O contrato social é um documento imprescindível para o bom funcionamento da empresa. Nele devem ser informados o nome e o endereço da empresa, bem como as suas atividades, além dos bens investidos (detalhar os valores), sócios (vinculação existente entre eles) e divisão dos lucros (especificar como será feita).

É importante pensar nos detalhes de sua redação, pois cada mudança no contrato obrigará o empresário a fazer novamente as inscrições municipal, estadual e federal, assim como solicitar novas licenças.

Fonte: Maxpress.

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Andréa Oliveira 05-12-2016 Artigos

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