Você sabe o que é escalabilidade em um negócio?

Tanto as pequenas empresas como as de porte maior devem buscar um bom nível de escalabilidade dos negócios

Tanto as pequenas empresas como as de porte maior devem buscar um bom nível de escalabilidade dos negócios

Você sabe o que é escalabilidade em um negócio


Adotada por várias empresas no Brasil e no mundo, a escalabilidade avalia o potencial de crescimento de um negócio. Em outras palavras, ela possibilita ao empreendedor a visualização ampla dos negócios – se eles estão indo de vento em popa ou se estão prestes a naufragar. Atualmente, muitos investidores-anjos utilizam essa ferramenta quando o objetivo principal é expandir novas empresas.

Todo empreendimento escalável consegue aumentar o desempenho produtivo da empresa sem gerar gastos extras. O faturamento cresce sem que os custos acompanhem esse crescimento, o que, consequentemente, aumenta o potencial de expansão dos negócios. O sistema de franquias é um bom exemplo.

O franchising permite a expansão dos negócios, em ampla escala - desde a produção e as vendas até o volume de clientes. O mais interessante é que isso acontece sem onerar a empresa franqueadora, pois tanto a estruturação como a sustentação das franquias são responsabilidade dos franqueados.

No sistema de franquias, outra forma de seguir criteriosamente os princípios da escalabilidade é o licenciamento do know-how da franqueadora. Por meio dele, “o faturamento cresce graças aos direitos de uso da marca sem alteração nos custos básicos”, ressaltam os especialistas da Endeavor Brasil.

As operadoras do mercado e os fundos de investimento também utilizam esse indicador (escalabilidade), pois os investimentos são realizados especificamente em negócios que apresentam alto potencial de crescimento e grande lucratividade. Por tais motivos, tanto as pequenas empresas como as de porte maior devem buscar um bom nível de escalabilidade para captação de investidores.

Mas como melhorar a escalabilidade dos negócios?

Ser valioso

Para ser valioso, é preciso se tornar um diferencial, ser inovador e criativo em relação aos produtos e serviços.  Dessa forma, o empreendimento estará adiante da concorrência, já que será especialista no que produz.

Ser ensinável

Para ser ensinável, o empreendedor deve saber instruir a equipe quanto ao processo produtivo da empresa. Com isso, a expansão dos negócios ocorrerá com maior segurança, simplicidade e facilidade.

Ser replicável

Para ser replicável, o negócio deve multiplicar e gerar receita recorrente. Isso prova que o modelo de produção é eficiente e que a empresa possui potencial de expansão no mercado – independentemente do setor de atuação.

Fonte: Administradores.

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Andréa Oliveira 16-03-2017 Artigos

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Comentários

Ana paula gomes de Souza

18-03-2017

Muito bom a teoria desenvolvida.

Resposta do Emprego e Renda

20-03-2017

Olá Ana Paula, Que bom que você gostou da teoria. Atenciosamente, Ana Carolina