Adotada por várias empresas no Brasil e no mundo, a escalabilidade avalia o potencial de crescimento de um negócio. Em outras palavras, ela possibilita ao empreendedor a visualização ampla dos negócios se eles estão indo de vento em popa ou se estão prestes a naufragar. Atualmente, muitos investidores-anjos utilizam essa ferramenta quando o objetivo principal é expandir novas empresas.
Todo empreendimento escalável consegue aumentar o desempenho produtivo da empresa sem gerar gastos extras. O faturamento cresce sem que os custos acompanhem esse crescimento, o que, consequentemente, aumenta o potencial de expansão dos negócios. O sistema de franquias é um bom exemplo.
O franchising permite a expansão dos negócios, em ampla escala - desde a produção e as vendas até o volume de clientes. O mais interessante é que isso acontece sem onerar a empresa franqueadora, pois tanto a estruturação como a sustentação das franquias são responsabilidade dos franqueados.
No sistema de franquias, outra forma de seguir criteriosamente os princípios da escalabilidade é o licenciamento do know-how da franqueadora. Por meio dele, o faturamento cresce graças aos direitos de uso da marca sem alteração nos custos básicos, ressaltam os especialistas da Endeavor Brasil.
As operadoras do mercado e os fundos de investimento também utilizam esse indicador (escalabilidade), pois os investimentos são realizados especificamente em negócios que apresentam alto potencial de crescimento e grande lucratividade. Por tais motivos, tanto as pequenas empresas como as de porte maior devem buscar um bom nível de escalabilidade para captação de investidores.
Mas como melhorar a escalabilidade dos negócios?
Ser valioso
Para ser valioso, é preciso se tornar um diferencial, ser inovador e criativo em relação aos produtos e serviços. Dessa forma, o empreendimento estará adiante da concorrência, já que será especialista no que produz.
Ser ensinável
Para ser ensinável, o empreendedor deve saber instruir a equipe quanto ao processo produtivo da empresa. Com isso, a expansão dos negócios ocorrerá com maior segurança, simplicidade e facilidade.
Ser replicável
Para ser replicável, o negócio deve multiplicar e gerar receita recorrente. Isso prova que o modelo de produção é eficiente e que a empresa possui potencial de expansão no mercado independentemente do setor de atuação.
Fonte: Administradores.
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Muito bom a teoria desenvolvida.
Olá Ana Paula, Que bom que você gostou da teoria. Atenciosamente, Ana Carolina