Como usar a introversão a seu favor

Se o empreendedor for esperto e aprender os benefícios da introversão, pode ter grandes chances de obter êxito nos negócios

Se o empreendedor for esperto e aprender os benefícios da introversão, pode ter grandes chances de obter êxito nos negócios

Como usar a introversão a seu favor

Ao contrário do que muitos imaginam, empreendedores introvertidos alcançam o sucesso e são bem-sucedidos. Bill Gates é um bom exemplo disso. Segundo o fundador da Microsoft, se o empreendedor for esperto e aprender os benefícios da introversão, pode ter grandes chances de obter êxito nos negócios. Mas é preciso se concentrar nos objetivos, ter muita disposição para o trabalho, estudar a fundo sobre a área pretendida e ter força para enfrentar os desafios.

Os desafios são conquistados fora da zona de conforto

Para progredir como pessoa, é imprescindível sair da zona de conforto. Dessa forma, novas habilidades podem ser desenvolvidas, assim como novos desafios conquistados. Mesmo sendo uma pessoa introvertida, é preciso lidar com alguns anseios e temores para seguir adiante. Portanto, é de suma importância se expor a determinadas situações, como falar em público, por exemplo. “Atualmente, esta deixou de ser somente uma necessidade de professores, religiosos, políticos e advogados e passou a ser uma necessidade de todas as pessoas e setores”, afirma Rodrigo Moreira, professor do Curso a Distância CPT Como Falar em Público, disponível nos formatos em Livro+DVD e Online.

Os introvertidos são mais produtivos em ambientes tranquilos

De acordo com Susan Cain, autora do best-seller “O Poder dos Quietos”, uma pessoa tímida é bem diferente de uma pessoa introvertida. A primeira teme o julgamento do outro e se isola por ser insegura. A segunda reage aos estímulos, de forma introspectiva, mas sem perder a confiança em si mesma, salvo exceções. Na verdade, um indivíduo introvertido prefere ambientes mais tranquilos, silenciosos e com poucas pessoas para ser mais produtivo e eficiente.

Ouvir mais e falar menos favorece o crescimento pessoal e profissional

Marcia Veras, coaching e especialista em desenvolvimento de lideranças, ressalta que as pessoas introvertidas são hábeis a ouvir mais e falar menos, a pensar antes de falar ou agir, a fazer questionamentos antes de formar uma opinião concreta. Tais habilidades são bastante favoráveis a todos os que buscam o crescimento pessoal e profissional. Muitos inclusive sabem usá-las a seu favor e, com isso, conseguem se tornar excelentes líderes, getores e/ou empreendedores.

Usar os pontos positivos da introspecção é fundamental para o sucesso

Para a empresa, é vantajoso unir pessoas introvertidas com pessoas extrovertidas. Ambas têm muito a agregar a uma corporação. Unir diferentes competências e habilidades têm mostrado resultados surpreendentes quando o assunto é gestão. Entretanto, é fundamental respeitar as diferenças e usar os pontos positivos da introspecção e da extroversão. Os introvertidos preferem atividades solitárias, que os ajuda a encontrar soluções e ter ideias inovadoras. Já os extrovertidos são estimulados pela interação social e adoram atividades em grupo, nas quais atingem o seu potencial máximo.
 
Fonte: Revista PEGN.

Andréa Oliveira 22-03-2017 Artigos

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.