Empresário – prepare-se para a Páscoa

No preparo para a Páscoa, o empresário deve explorar a fundo o potencial da época para obter êxito na comercialização dos produtos e oferta de serviços

No preparo para a Páscoa, o empresário deve explorar a fundo o potencial da época para obter êxito na comercialização dos produtos e oferta de serviços

Empresário – prepare-se para a Páscoa
É possível lucrar com a sazonalidade do mercado, como em períodos como a Páscoa. Mas isso requer do empresário preparo e planejamento. Além disso, para ganhar força competitiva no mercado e vencer como empreendedor, é preciso administrar bem os negócios, assim como realizar uma efetiva divulgação da marca. Um bom controle das finanças também promove a consolidação da empresa, assim como a criatividade e a inovação do empreendedor. Mas como se preparar para as festividades pascais e alcançar um bom faturamento?

É importante destacar que cada nicho possui suas peculiaridades e, portanto, deve ser trabalhado de maneira distinta. Na Páscoa, por exemplo, não somente os ovos de chocolate e os bombons atingem boas vendas, como também vinhos, pescados, azeite, ou mesmo bichinhos de pelúcia. Basta explorar a fundo o potencial da época para obter êxito na comercialização dos produtos e oferta de serviços.

Como explorar a venda de alimentos e as bebidas

Lojas de conveniência, adegas de vinho, peixarias, padarias, supermercados, restaurantes e bares devem oferecer novidades aos clientes sem fugir da temática da Páscoa. Pratos elaborados com bacalhau e pescados, carta de vinhos com rótulos diversos, cestas de Páscoa - compostas com ovos de chocolate, colomba pascal, vinho e coelhinho de pelúcia, são inúmeras possibilidades para atrair mais clientes.

Em especial nos períodos sazonais, “o empresário deve ultrapassar as expectativas dos clientes para alcançar a sua fidelização”, afirma Hélvio Tadeu Cury Prazeres, professor do Curso a Distância CPT Fidelização de Clientes, disponível . Entretanto, para maximizar os ganhos da empresa, é vital ao empresário criar relacionamentos duradouros e favoráveis na realização de negócios. E isso é feito com a satisfação dos clientes em relação à marca.

Como explorar a venda de ovos de chocolate

Estima-se que na Páscoa de 2017, as vendas de ovos de chocolate aumentem 2% (ou mais) em comparação ao ano passado. Mas é preciso criar meios que tragam os clientes até o produto. Um deles é tornar os ovos de Páscoa mais elegantes, com embalagens atrativas, que chamem a atenção dos consumidores. Outra forma de aumentar as vendas é com treinamento profissional para que o atendimento ao cliente surte efeitos positivos.

Uma prática bastante comum do comércio é posicionar estrategicamente os produtos na loja. Quando os ovos de Páscoa se localizam acima da cabeça dos clientes, eles se sentem encantados e atraídos pelo produto, o que os condiciona à compra. Daí a importância da distribuição adequada dos produtos e do planejamento do layout da loja. Afinal, 80% das compras do período da Páscoa ocorre nos pontos de venda.

Segundo Katsuê Mírian Ávilla Watanabe, professora do Curso a Distância CPT Marketing para Pequenas Empresas, disponível , o empresário também deve considerar os clientes como centro de todo processo que envolve a comercialização. Para que os clientes sejam convencidos a consumir o seu produto ou serviço, é preciso que o empreendedor conheça bem todos os aspectos do marketing.

Enfim, por meio de um conjunto de estratégias implantadas na empresa, é que o consumidor será estimulado a adquirir o produto ou serviço. Principalmente na Páscoa, uma época sazonal.

Fonte: Revista PEGN.

Andréa Oliveira 31-03-2017 Artigos

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