Como fidelizar o consumidor no e-commerce

Para fidelizar o consumidor no e-commerce, é preciso oferecer a ele produtos e serviços de qualidade, que satisfaçam suas necessidades e o surpreendam

Para fidelizar o consumidor no e-commerce, é preciso oferecer a ele produtos e serviços de qualidade, que satisfaçam suas necessidades e o surpreendam

Como fidelizar o consumidor no e-commerce
“O tempo todo nós criamos expectativas sobre o que nos oferecem e o que nós recebemos. Quando há uma equalização sobre aquilo que o cliente quer e o que recebe, ele fica satisfeito. Mas quando há uma superação das suas expectativas, ele fica encantado. E uma pessoa encantada cria laços com as empresas e se torna um cliente fiel”, afirma Hélvio Tadeu Cury Prazeres, professor do Curso a Distância CPT Fidelização de Clientes, disponível .

Na verdade, para fidelizar o consumidor no e-commerce, ou mesmo na loja física, é preciso oferecer a ele produtos e serviços de qualidade, que satisfaçam suas necessidades e o surpreendam. Dessa forma, o cliente irá procurar sua empresa novamente, assim como poderá indicar sua marca a amigos e familiares.

Mas como obter a fidelização dos clientes?

Garanta a credibilidade da marca

Quem consome por meio do comércio eletrônico, busca segurança na compra, rapidez na entrega e qualidade dos produtos. Se sua empresa consegue garantir tudo isso aos clientes, as chances de sucesso aumentam consideravelmente. Isso porque a empresa soube construir a credibilidade da marca. Por isso, é muito importante planejar muito bem o layout do site da empresa. Selos de segurança nas páginas, políticas de entrega e devolução mais flexíveis, participação ativa nas redes sociais, além de um bom histórico da empresa, tudo gera no consumidor confiança, segurança e reconhecimento no mercado virtual.

Construa um bom relacionamento com o cliente

No e-commerce, é imprescindível ganhar a confiança dos consumidores. De que forma?  Com empatia na solução de problemas, personalização no atendimento, envio de e-mails personalizados - com lembretes e sugestões. Da mesma forma, é importante saber a opinião dos clientes em relação à marca, assim como conhecer suas principais necessidades. Isso pode ser feito por meio de pesquisas de satisfação. Aproveite para usar as redes sociais e aproxime-se cada vez mais dos clientes, mas com moderação e bom senso, é claro.

Ofereça conteúdos interessantes e relevantes

Mantenha o site sempre atualizado e com novidades. Postar vídeos e conteúdo web da melhor qualidade, que prendam a atenção dos usuários, é uma excelente estratégia. Para criar vínculo com os clientes, além de garantir a eles exclusividade, ofereça algo que, de fato, tenha relevância para eles. Se o e-commerce abranger produtos de beleza, por exemplo, o ideal é postar artigos com dicas de maquiagem, tintura em cabelos ruivos, cuidados com a barba, proteção da pele, entre outros. Certamente, suas vendas irão aumentar e seu comércio eletrônico ganhará destaque dentre os demais.

Saiba utilizar o e-mail marketing a favor da empresa

Em informações divulgadas recentemente pelo Sebrae, o e-mail marketing corresponde a 52% das vendas online. Essa incrível ferramenta não só atrai novos clientes à marca, como também resgata clientes antigos, que já compraram na loja virtual, mas estão um tempo parados. Além de atrair e fidelizar clientes, o e-mail marketing reconquista relacionamentos que não se estreitaram por uma série de motivos.

Fonte: Administradores.

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Andréa Oliveira 05-04-2017 Artigos

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