Você sabe o que é economia circular?

Na economia circular, os produtos têm sua utilização ampliada por meio da reciclagem, do reúso, do reaproveitamento

Na economia circular, os produtos têm sua utilização ampliada por meio da reciclagem, do reúso, do reaproveitamento
Você sabe o que é economia circular?

Economia circular é um conceito em voga atualmente. Trata-se do uso racional dos recursos, no qual os produtos têm sua utilização ampliada por meio da reciclagem, do reúso, do reaproveitamento. Entretanto, para que esse sistema funcione na prática, as pessoas que participam do ciclo de vida dos produtos devem entender a importância de se reduzir o consumo de forma consciente.

Felizmente, com a globalização, muitos países têm praticado a economia circular - como é o caso do Brasil. Um bom exemplo é a PNRS -Política Nacional de Resíduos Sólidos - instituída em 2010. Seu objetivo principal é assegurar a responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida dos produtos, operação reversa e acordo setorial. Com isso, é possível reduzir a quantidade de resíduos sólidos, além de garantir que os produtos sejam integrados novamente ao ciclo produtivo.

Em países como a China, o papel da economia circular é tão importante que o sistema está presente na Lei de Promoção da Produção Limpa - estabelecida em 2002. Por meio de práticas sustentáveis, simples e efetivas, como a rotulagem ecológica de produtos, ou cursos que abordam sobre a temática nas escolas, é possível aproximar a sociedade da economia circular de forma sutil, mas impactante.

No meio rural, por exemplo, os restos culturais, como frutas ou legumes, podem ser fornecidos a suínos e aves. Por fim, eles são excretados e viram adubo orgânico. Trata-se do “cradle to cradle”, ou berço ao berço, conceito que desconsidera a ideia de resíduo. Por meio dele, os elementos da natureza são nutrientes para um novo ciclo. Já na indústria, as peças sobressalentes de eletroeletrônicos podem ser reprocessadas para produção de novos produtos em um ciclo contínuo e sustentável.

Entretanto, a sociedade tem muito a mudar para chegar à plenitude da economia circular. Na maioria dos países, o sistema produtivo caminha de forma linear, contra a sustentabilidade. Como resultado, temos acúmulo de resíduos e exploração excessiva de recursos. O mundo explora a matéria-prima e depois a descarta. Em nosso país, por exemplo, somos mais de 190 milhões de pessoas que geram resíduos. Imagine na esfera mundial? Segundo o IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, cada habitante produz cerca de um quilo de lixo por dia no Brasil (183 mil toneladas/dia).

Não somente isso é preocupante, de acordo com a Ellen MacArthur Foundation, é preciso que a sociedade mundial se atente para o esgotamento de matérias-primas. Um relatório divulgado recentemente pela organização afirma que 65 bilhões de toneladas de matéria-prima participaram do sistema produtivo mundial em 2010. Até 2020, o volume passará para 82 bilhões de toneladas/ano.

Fonte: Ecycle.

Confira os Cursos CPT a Distância da Área Meio Ambiente.

Andréa Oliveira 02-05-2017 Artigos

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.