Como diversificar a carteira de clientes de forma sustentável

É muito importante buscar a sustentabilidade dos negócios, principalmente na diversificação da carteira de clientes

É muito importante buscar a sustentabilidade dos negócios, principalmente na diversificação da carteira de clientes

Como diversificar a carteira de clientes de forma sustentável

“Muitos gestores ficam preocupados em controlar os seus custos, em diversificar a carteira de clientes e em oferecer produtos/serviços com a máxima qualidade e o menor preço. O desafio é ainda maior para empresas que acabaram de ingressar no mercado. Mas com algumas estratégias isso é possível”, afirma Hélvio Tadeu Cury Prazeres, professor do Curso a Distância CPT Como Administrar Pequenas Empresas e Online.

Primeiramente, é preciso preparo para lidar com as intempéries do mercado e ainda assim reter e captar bons clientes. Mesmo porque, com a crise econômica, muitos setores têm passado por sérios problemas. Por isso, é muito importante buscar a sustentabilidade dos negócios, principalmente na diversificação da carteira de clientes.

Mas como diversificar a carteira de clientes de forma sustentável?

Adaptação dos negócios

Para diversificar a carteira de clientes, é preciso elaborar um bom modelo de negócios. Na verdade, a diversificação exige da empresa flexibilidade para se adaptar a novos mercados e clientes. Para isso, os produtos/serviços têm de ser remodelados para suprir novas necessidades. O foco da empresa deve se concentrar no bom atendimento nos novos pontos de venda e na capacitação adequada dos vendedores para um novo meio de abordagem do consumidor.

Gestão de pessoas

Para abranger simultaneamente mercados variados e clientes diversos, a gestão de pessoas deve ser bem-feita. Como as funções de muitos funcionários serão acumuladas pela grande demanda, é fundamental incentivar a equipe com o pagamento de horas extras, premiações e promoções. Caso contrário, você terá de contratar mão de obra, o que aumentará os custos com encargos trabalhistas. Outra boa opção é contratar profissionais freelancers e temporários para suprir a alta carga de trabalho.

Expansão dos negócios

Diversificar na carteira de clientes significa expandir os negócios. Uma boa dica é a expansão em espiral. Em outras palavras, o mais recomendado para abranger novos mercados é atender a clientes mais próximos do raio de atuação da empresa. No caso de serviços, distâncias menores potencializam a interação entre cliente e empresa. Já para venda e entrega de produtos, clientes mais próximos resultam em menores fretes, o que permite ao empreendedor praticar preços mais competitivos.

Fonte: Revista PEGN.

Andréa Oliveira 18-08-2017 Artigos

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.