Como evitar o estresse da empresa na recessão

É possível evitar o estresse da empresa na recessão e manter a saúde da empresa em dia com algumas dicas simples e essenciais

É possível evitar o estresse da empresa na recessão e manter a saúde da empresa em dia com algumas dicas simples e essenciais

Como evitar o estresse da empresa na recessão

Como manter a competitividade e a produtividade da empresa em um país assolado pela crise econômica? Raras são as empresas que conseguem lidar com as turbulências do mercado. Muitas não conseguem encontrar o equilíbrio e, com isso, sobrecarregam a equipe com trabalho e metas não planejadas adequadamente, sem falar da contínua pressão em busca de resultados imediatos. Como consequência, agravam ainda mais a situação.

Estas são as características de “empresas estressadas”, expressão empregada no mundo dos negócios, na Europa e nos Estados Unidos, para designar empresas com sérios problemas financeiros por não reagirem com sabedoria diante de situações críticas. Isso porque as intempéries do mercado levaram os seus líderes à desorientação. Este é o pior comportamento adotado por uma companhia, pois faz com que decisões impensadas e precipitadas sejam tomadas.

Segundo Mara Denise Poffo Wilhelm, advogada e especialista em recuperação de empresas, em momentos turbulentos, alguns líderes se desorientam e tomam decisões inconsequentes, o que piora ainda mais a situação financeira da empresa. Na verdade, eles tornam pequenos problemas algo gigantesco, o que contamina toda a corporação. Mas é possível evitar o estresse da empresa na recessão com algumas dicas simples e essenciais. Vejamos:

Administrando as finanças

“A administração financeira é decisiva para o sucesso de qualquer empreendimento. Portanto, o gestor precisa, constantemente, analisar o mercado e criar estratégias para que suas vendas sejam suficientes para pagar seus custos/despesas e obter lucros”, afirma Hélvio Tadeu Cury Prazeres, professor do Curso a Distância CPT Administração Financeira na Pequena Empresa da Área Gestão Empresarial.

Capacitando a equipe

Para passar pela crise com equilíbrio e inteligência, é preciso se reinventar a todo momento. Nesse contexto, a inovação é o fator-chave para o sucesso. Entretanto, para inovar, é preciso formar uma equipe de profissionais bem capacitados, capazes de contribuir com ideias e dicas imprescindíveis para o crescimento da empresa. Da mesma forma, é de fundamental importância que gestor e colaboradores estejam sempre prontos às mudanças, com engajamento e motivação.

Monitorando os resultados

Realizar simulações com resultados possíveis, inclusive os negativos, é vital para se preparar para situações conflitantes. Em outras palavras, é preciso que o gestor crie diversos cenários para se preparar melhor antes que os problemas surjam. Dessa forma, ele terá elaborado previamente estratégias eficientes para lidar com momentos turbulentos. Com isso, a empresa estará fortalecida para enfrentar qualquer tipo de situação para reverter resultados negativos.

Encontrando oportunidades

A todo momento, surgem oportunidades no mercado. Por isso, é essencial ficar atento para não desperdiçar chances únicas. É importante ressaltar que toda recessão é cíclica. Portanto, o momento de agir é agora! Seja mudando de segmento ou abrindo novas unidades, seja investindo no exterior ou fazendo parcerias com outras empresas. Mas tudo deve ser realizado com sabedoria e planejamento para que os resultados sejam positivos.

Tudo isso mantém a boa saúde financeira da empresa, além de evitar o estresse dos negócios.

Fonte: Administradores.

Confira o artigo "Boa gestão financeira garante saúde da empresa" e aprimore ainda mais o seu conhecimento.


Andréa Oliveira 28-08-2017 Artigos

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.