Orientações para fazer o currículo ideal

Para fazer o currículo ideal, é preciso ser objetivo e claro, com informações relevantes ao cargo

Para fazer o currículo ideal, é preciso ser objetivo e claro, com informações relevantes ao cargo

Orientações para fazer o currículo ideal
Expressão originada do latim, curriculum vitae significa trajetória de vida. No Brasil, trata-se de um documento no qual inserimos nossa trajetória acadêmica e profissional. Por meio dele, são demonstradas nossas habilidades e competências para apreciação dos recrutadores, responsáveis pelo processo de seleção de candidatos. Quanto mais bem elaborado o currículo, mais atrativo ele será. Mas como fazer para que ele atraia a atenção dos recrutadores?

É importante ressaltar que muitos profissionais acham a elaboração do currículo uma atividade complexa e trabalhosa. Afinal, o acréscimo de informações não relevantes ao cargo ou erros gramaticais desclassificam os candidatos. Portanto, é preciso ser cuidadoso ao montar o currículo, sendo o mais claro e objetivo que puder. Lembre-se de que esse pode ser o grande diferencial dentre centenas de currículos.

Seja claro e objetivo

Na estruturação do currículo demonstre, com clareza e objetividade, suas atribuições acadêmicas e profissionais. É importante que todas tenham relação direta com o cargo o qual você está concorrendo. Não seja prolixo ao detalhar as informações – apenas coloque o que for, de fato, relevante. Lembre-se de utilizar frases curtas e concisas, pois facilita a leitura. Em geral, uma a duas folhas bastam para tecer o currículo ideal.

Mostre organização

A organização dos itens no currículo é essencial para demonstrar zelo e capricho. O texto deve estar legível, sem rasuras nem cores desnecessárias. As fotos dos candidatos não mais são exigidas nos currículos atuais. Basta elaborar um bom texto, escrito conforme os padrões da norma culta da língua, sem gírias ou termos coloquiais. A distribuição dos itens deve facilitar a leitura.

Use informações relevantes

Coloque no currículo apenas informações básicas. Os detalhes serão esclarecidos durante a entrevista. Informações familiares, detalhes de empregos anteriores, pretensão salarial e documentos (RG e CPF) são irrelevantes. Lembre-se de que o currículo é o resumo de sua trajetória acadêmica e profissional. Concentre-se apenas nos seus dados pessoais, cursos, experiência profissional, objetivos e habilidades mais importantes.

Prime pela honestidade

Todas as informações adicionadas no currículo devem ser fidedignas, ou seja, autênticas e verdadeiras. Não invente cargos nem fluência em idiomas, pois sua credibilidade e confiabilidade podem ir por água abaixo no momento da entrevista ou ao assumir o cargo. Seja sempre honesto, pois esse comportamento é essencial tanto no mercado de trabalho como na vida pessoal.

Escolha suas melhores habilidades

Como você deve ser objetivo e conciso no currículo, é imprescindível escolher suas melhores habilidades e talentos mais característicos. Destaque as empresas mais relevantes para o cargo pretendido, assim como a área de atuação. Lembre-se de informar experiências internacionais (se houver), além de cursos de capacitação e trabalhos como voluntário, pois isso enriquece ainda mais o documento.

Fontes: Administradores e Wikipédia.

Confira o artigo "Carta de apresentação pessoal – siga as dicas e tenha sucesso" e aprimore ainda mais o seu conhecimento.

Conheça os Cursos a Distância CPT, em Livro+DVD e Online, da Área Treinamento Profissional.

Andréa Oliveira 06-09-2017 Artigos

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.