Atendimento ao cliente – o que não fazer

No atendimento ao cliente, é imprescindível expor as informações de forma clara e detalhada

No atendimento ao cliente, é imprescindível expor as informações de forma clara e detalhada

Atendimento ao cliente – o que não fazer
“Quando o cliente recebe um bom atendimento, a empresa só tem a ganhar. Afinal, ele fica encantado e, assim, torna-se fiel à empresa. Por outro lado, ao ser mal atendido, o cliente deixa de comprar em sua empresa, além de fazer uma péssima propaganda a amigos e familiares”, afirma Hélvio Tadeu Cury Prazeres, professor do Curso a Distância CPT Fidelização de Clientes, em Livro+DVD e Online, da Área Gestão Empresarial.

Na verdade, o cliente é fator-chave para o sucesso da empresa e sua satisfação deve ser sempre garantida. Por isso, no atendimento ao cliente, é imprescindível expor as informações de forma clara e detalhada. Se houver algum problema em relação à sua experiência com a empresa, ele deve ser imediatamente resolvido. Caso contrário, a empresa perderá vendas e atingirá baixos índices de fidelização.

Atendimento ao cliente – o que não fazer

Não contar com canais de atendimento

Tanto as lojas virtuais como as físicas devem contar com canais de atendimento para que o cliente entre em contato quando necessário. Empresas que não possuem SAC – Serviço de Atendimento ao Consumidor, perdem pontos em relação às empresas que resolvem os problemas dos clientes por meio desse canal.

Demorar no atendimento ao cliente

Quantas vezes ficamos horas esperando o atendimento via celular ou chat. Quando achamos que nosso problema está resolvido, a ligação cai ou o sinal do chat é perdido. E novamente entramos em contato fornecendo todas as informações já ditas anteriormente. Cansativo, não é mesmo? É preciso que as empresas passem a atender o cliente com rapidez e eficiência.

Não dar a devida atenção ao cliente

Outro erro bastante comum é não dar a devida atenção ao cliente. Muitos atendentes cortam o assunto, mostram-se distraídos, demonstram descaso em relação às queixas ou dúvidas do consumidor. É imprescindível que o atendente foque toda a sua atenção no cliente e mostre interesse em escutá-lo. Assim, torna-se muito mais fácil contextualizar a sua real situação.

Não possuir atendimento pós-venda

Como a maioria dos clientes não tem o costume de elogiar a empresa quando estão satisfeitos, o atendimento pós-venda é uma excelente estratégia. Por meio dele, será possível avaliar se a empresa atendeu às expectativas do cliente e proporcionou uma boa experiência de compra. O melhor termômetro para medir a satisfação do cliente é a pesquisa pós-venda.

Fonte: Blog Tracksale.

Confira o artigo "Como agir diante da insatisfação dos clientes" e aprimore ainda mais o seu conhecimento.


Andréa Oliveira 21-09-2017 Artigos

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