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3 ações para recuperar clientes insatisfeitos

Para recuperar clientes insatisfeitos, é imprescindível desenvolver ações sérias, transparentes e viáveis

3 ações para recuperar clientes insatisfeitos

Nem sempre a empresa consegue agradar a todos os clientes e os motivos são muitos, ou por não realizar um bom atendimento, ou por não construir um bom relacionamento com os clientes, ou ainda por haver problemas com os produtos/serviços. Para recuperar clientes insatisfeitos, é imprescindível desenvolver ações sérias, transparentes e viáveis. Na verdade, muitas delas já devem estar no planejamento estratégico da empresa para serem aplicadas no momento em que surgirem situações conflitantes.

Segundo Raquel Castro, especialista em educação corporativa, quando se prepara com antecedência, a empresa consegue lidar melhor com vários problemas geradores da insatisfação dos clientes. Entretanto, não basta apenas estar preparada, é preciso centralizar todos os esforços para reverter a situação insatisfatória, chegar a efeitos positivos e, assim, resgatar a confiança dos clientes.

“Na verdade, a empresa deve tomar atitudes que gerem pleno encantamento nos clientes, ações que ultrapassem todas as suas expectativas e os tornem novamente clientes fidelizados”, afirma Hélvio Tadeu Cury Prazeres, professor do Curso a Distância CPT Fidelização de Clientes, em Livro+DVD e Online, da Área Gestão Empresarial.

1.Saiba ouvir os clientes

Não há como descobrir o (s) motivo (s) da insatisfação do cliente, se você não criar formas de se comunicar com ele de forma produtiva e com pleno comprometimento. Nada melhor do que saber ouvir o cliente para encontrar o cerne do problema. Ao sentir que a empresa se importa com suas queixas e está disposta a solucionar o conflito, ele ficará satisfeito e poderá recuperar sua confiança na marca. Por outro lado, ao culpar o cliente e ser inflexível, o cliente se afastará e a empresa poderá comprometer sua imagem no mercado.

2.Mostre verdadeiro interesse

Ser solícito, amável e mostrar empatia, são atitudes vitais para transmitir ao cliente confiança. Mas é essencial oferecer a ele soluções que, de fato, supram suas necessidades. Com argumentos plausíveis e bem estruturados, o cliente perceberá que a empresa possui real interesse em solucionar o problema. Mas é preciso saber negociar para manter um denominador comum entre ambas as partes.

3.Realize o atendimento pós-venda

Após colocar em prática as mudanças, é fundamental estabelecer novo contato com os clientes. Somente dessa forma, será possível avaliar se as ações surtiram os devidos efeitos. O atendimento pós-venda e a pesquisa de satisfação realizados periodicamente também são ferramentas eficazes para medir o grau de satisfação dos clientes. Com isso, a empresa sempre estará pronta para criar meios para resolver os conflitos.

Fonte: Administradores.

Confira o artigo "Como agir diante da insatisfação dos clientes" e aprimore ainda mais o seu conhecimento.

 

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