Centro de Produções Técnicas
Voltar

4 dicas fáceis para motivar a equipe

Para ajudar você, líder e gestor, daremos 4 dicas fáceis para motivar a equipe e obter excelentes resultados

4 dicas fáceis para motivar a equipe

 

Para a empresa evitar que os funcionários se sintam desmotivados em relação ao trabalho, é fundamental criar mecanismos de motivação. Caso contrário, a frustração, a monotonia e a falta de propósito resultarão na insatisfação dos colaboradores, o que afetará diretamente a produtividade. Ambientes descontraídos e áreas de descompressão ajudam bastante, mas não são suficientes – principalmente se a gestão continuar a mesma.

Não é coincidência que mais de 70% das pessoas estão insatisfeitas com o emprego. Muitas delas até mesmo entram em depressão, o que coloca o Brasil como líder de casos de depressão na América Latina – são quase 12 milhões de pessoas com a doença. Portanto, nosso quadro atual é alarmante e preocupante. Para ajudar você, líder e gestor, daremos 4 dicas fáceis para motivar a equipe e obter excelentes resultados.

1. Dar apoio e consultoria ao funcionário

Quando a empresa oferece consultoria ao colaborador de uma área específica, ele se aperfeiçoa e evolui dentro da empresa. Principalmente se for uma atividade na qual sente dificuldade, é essencial que o funcionário obtenha ajuda de alguém especializado. O acompanhamento do coaching também o guiará rumo a seus objetivos pessoais e profissionais, o que aumentará o seu grau de satisfação em relação à empresa.

2. Permitir maior participação de todos

É de fundamental importância delimitar objetivos e resultados-chave. Estes devem ser elaborados por toda a equipe horizontalmente. Em busca de objetivos mais rápidos de serem alcançados, a equipe deve projetar resultados possíveis. Dessa forma, os funcionários terão maior noção de sua influência nas metas da empresa, pois participarão de todas as etapas do planejamento.

3. Trabalhar em harmonia e cooperação

Com todos trabalhando em harmonia, em um ambiente onde a cooperação é uma constante, os colaboradores terão mais liberdade para expor suas ideias. Se gestor e membros da equipe seguirem um ritmo de trabalho mais equilibrado, será estimulador e motivante vestir a camisa da empresa de acordo com os princípios de colaboração, respeito, companheirismo, proatividade e integração.

4. Incentivar a troca de conhecimentos

Quando se abre uma oportunidade para o aprendizado do funcionário, ele se vê como parte integrante da equipe, o que o faz evoluir como pessoa e profissional. Além disso, o colaborador passa a se sentir muito mais motivado e pronto para enfrentar desafios. Mas é importante que esse mesmo funcionário que acabou de aprender algo novo tenha a chance de passar a outros o conhecimento assimilado.

Fonte: Administradores.

Confira o artigo "Dicas para aumentar a produtividade no trabalho" e aprimore ainda mais o seu conhecimento.

Conheça os Cursos a Distância CPT, em Livro+DVD e Online, da Área Treinamento Profissional.

Deixe seu comentário