Centro de Produções Técnicas
Voltar

Quais qualidades formam um bom líder?

Seguir os princípios éticos e desenvolver uma boa comunicação com a equipe são qualidades que formam um bom líder

Quais qualidades formam um bom líder? 

“Um bom líder não tem de ser necessariamente um gênio nato das relações humanas e tecnológicas. A liderança é, na verdade, uma habilidade que pode ser desenvolvida, no dia a dia, ao lidar com a equipe de trabalho”, afirma Edson Moura da Silva e Márcia Aparecida Clarindo Oliveira, professores do Curso a Distância CPT Liderança Gerencial - Como Desenvolver Habilidades em Liderança, em Livro+DVD e Online, da Área Gestão Empresarial.

Em sua rotina, o gestor pode desenvolver competências, que potencializam os resultados de sua equipe e favorecem o fortalecimento dos negócios. Algumas delas são qualidades que formam um bom líder - alguém capaz de atrair seguidores sempre prontos a fazer o melhor em prol do sucesso da empresa.

Principais qualidades em um bom líder:

Mostrar comprometimento

O pleno comprometimento com a empresa mostra à equipe o engajamento com o trabalho. Não apenas isso, o líder deve se comprometer com as promessas feitas aos funcionários, sejam bonificações, sejam dias de folga. Ao manter a palavra, o gestor conquista a confiança da equipe, além de dar bom exemplo para que todos adotem a mesma atitude.

Seguir os princípios éticos

Os funcionários sempre se espelham no líder. Portanto, é de fundamental importância que o líder seja honesto, íntegro e ético em suas atitudes. Como resultado, o ambiente de trabalho sofrerá uma transformação positiva e saudável, onde todos compartilham o espírito cooperativo e amigável, principalmente nos momentos mais difíceis.

Manter uma postura positiva

Para ser um bom líder, é preciso dizer “não” ao pessimismo, ao baixo astral. Uma postura positiva e motivadora resulta em uma equipe determinada e comprometida com o trabalho. Portanto, sempre mantenha os níveis de energia em alta, seja com palestras, seja com lanches descontraídos. Mas conserve o equilíbrio entre a descontração e a produtividade.

Saber delegar funções

Somente os bons líderes detectam os pontos fortes e fracos de cada membro da equipe. Dessa forma, torna-se mais simples delegar funções. Além de mostrar confiança em seus colaboradores, o líder ganha mais tempo para realizar tarefas intransferíveis, próprias de seu cargo gerencial.

Desenvolver uma boa comunicação com a equipe

Para sua equipe saiba em que direção seguir, o bom líder deve desenvolver uma boa comunicação. Para isso, é preciso se posicionar de forma amigável e empática – seja em reuniões semanais, seja em uma conversa mais informal. O importante é estar sempre aberto ao diálogo com sua equipe, inclusive em discussões internas.

Com essas qualidades, será possível não apenas ganhar a confiança dos membros da equipe como fazer com que todos caminhem em direção aos mesmos objetivos.

Fonte: Administradores.

Confira o artigo "Aprenda sobre liderança com a série Game of Thrones" e aprimore ainda mais o seu conhecimento.

Você vai gostar de ler:
Como usar a introversão a seu favor
Se o empreendedor for esperto e aprender os benefícios da introversão, pode ter grandes chances de obter êxito nos negócios Ao contrário do que muitos imaginam, empreendedores introvertidos alca...
Não seja um gerente gaivota, direcione melhor sua equipe
Não seja um gerente gaivota, defina metas bem elaboradas e crie na equipe boas expectativas, mesmo diante de uma situação conflitante   A ideia principal não é estigmatizar os maus gerentes co...
Gestão de Pessoas: o que faltou para a Seleção Brasileira de Futebol?
Muitos já devem estar familiarizados com o termo “gestão de pessoas”, muito utilizado no ambiente profissional quando nos referimos ao gerenciamento de pessoas, trabalho em equipe, liderança, p...

Deixe seu comentário