Quais qualidades formam um bom líder?

Seguir os princípios éticos e desenvolver uma boa comunicação com a equipe são qualidades que formam um bom líder

Seguir os princípios éticos e desenvolver uma boa comunicação com a equipe são qualidades que formam um bom líder

Quais qualidades formam um bom líder? 

“Um bom líder não tem de ser necessariamente um gênio nato das relações humanas e tecnológicas. A liderança é, na verdade, uma habilidade que pode ser desenvolvida, no dia a dia, ao lidar com a equipe de trabalho”, afirma Edson Moura da Silva e Márcia Aparecida Clarindo Oliveira, professores do Curso a Distância CPT Liderança Gerencial - Como Desenvolver Habilidades em Liderança da Área Gestão Empresarial.

Em sua rotina, o gestor pode desenvolver competências, que potencializam os resultados de sua equipe e favorecem o fortalecimento dos negócios. Algumas delas são qualidades que formam um bom líder - alguém capaz de atrair seguidores sempre prontos a fazer o melhor em prol do sucesso da empresa.

Principais qualidades em um bom líder:

Mostrar comprometimento

O pleno comprometimento com a empresa mostra à equipe o engajamento com o trabalho. Não apenas isso, o líder deve se comprometer com as promessas feitas aos funcionários, sejam bonificações, sejam dias de folga. Ao manter a palavra, o gestor conquista a confiança da equipe, além de dar bom exemplo para que todos adotem a mesma atitude.

Seguir os princípios éticos

Os funcionários sempre se espelham no líder. Portanto, é de fundamental importância que o líder seja honesto, íntegro e ético em suas atitudes. Como resultado, o ambiente de trabalho sofrerá uma transformação positiva e saudável, onde todos compartilham o espírito cooperativo e amigável, principalmente nos momentos mais difíceis.

Manter uma postura positiva

Para ser um bom líder, é preciso dizer “não” ao pessimismo, ao baixo astral. Uma postura positiva e motivadora resulta em uma equipe determinada e comprometida com o trabalho. Portanto, sempre mantenha os níveis de energia em alta, seja com palestras, seja com lanches descontraídos. Mas conserve o equilíbrio entre a descontração e a produtividade.

Saber delegar funções

Somente os bons líderes detectam os pontos fortes e fracos de cada membro da equipe. Dessa forma, torna-se mais simples delegar funções. Além de mostrar confiança em seus colaboradores, o líder ganha mais tempo para realizar tarefas intransferíveis, próprias de seu cargo gerencial.

Desenvolver uma boa comunicação com a equipe

Para sua equipe saiba em que direção seguir, o bom líder deve desenvolver uma boa comunicação. Para isso, é preciso se posicionar de forma amigável e empática – seja em reuniões semanais, seja em uma conversa mais informal. O importante é estar sempre aberto ao diálogo com sua equipe, inclusive em discussões internas.

Com essas qualidades, será possível não apenas ganhar a confiança dos membros da equipe como fazer com que todos caminhem em direção aos mesmos objetivos.

Fonte: Administradores.

Confira o artigo "Aprenda sobre liderança com a série Game of Thrones" e aprimore ainda mais o seu conhecimento.

Andréa Oliveira 09-11-2017 Artigos

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.