Centro de Produções Técnicas
Voltar

Atitudes de quem deseja passar em concursos

Controlar a ansiedade e seguir uma rotina de estudos, com disciplina e dedicação, são algumas atitudes de quem deseja passar em concursos

Atitudes de quem deseja passar em concursos

Para quem pretende se tornar funcionário público, temos uma excelente notícia: em 2018, inúmeros órgãos federais divulgarão editais para vários cargos. Portanto, este é o momento de começar a se preparar para os concursos. “Quando você sabe o que quer e conhece os meios para alcançar suas metas, a aprovação é certa”, afirma Gamali Rodrigues Gomide, professora do Curso a Distância CPT Como Passar em Vestibular e Concurso, em Livro+DVD e Online, da Área Vestibular e Concurso.

Além de muito estudo e dedicação, é essencial adotar algumas atitudes ideais a quem deseja passar nos concursos. Dessa forma, será mais fácil assimilar os conteúdos, em menor tempo, e potencializar a aprendizagem.

Siga uma rotina com disciplina e dedicação

De nada adianta se inscrever em um concurso se você não segue uma rotina com disciplina e dedicação. Para isso, elabore um plano de estudos com um bom cronograma. Mas é imprescindível que ele seja objetivo, claro e não fuja à realidade. Determine prazos para estudar cada conteúdo e não se esqueça dos intervalos para descanso. É fundamental que você os siga criteriosamente para manter o ritmo e o equilíbrio. Com organização, tudo fluirá bem e seus estudos renderão muito mais.

Mantenha o ritmo com revisão contínua

Para memorizar os vários conteúdos, é preciso manter sempre o ritmo e não se esquecer de revisar toda a matéria continuamente. Entretanto, embora seja um processo metódico, tudo deve ser realizado no momento certo. Ou seja, não leve dias para revisar um determinado conteúdo. Caso contrário, você poderá esquecer detalhes importantes, essenciais para a sua boa classificação no concurso. Além disso, é vital exercitar seus conhecimentos por meio de exercícios de fixação.

Aprenda a fazer uma leitura dinâmica e de qualidade

“As vantagens de se ler o mais rapidamente possível, como captar o mundo a nossa volta sem nos distrair com cada objeto ou fato de forma particularizada, melhora a nossa capacidade de leitura e absorção de informações úteis para a realização de uma boa prova. Sem falar que essa habilidade otimiza nosso tempo. Afinal o conteúdo é extenso e o exame realizado em apenas algumas horas”, afirma Marcos Antônio Barbosa, professor do Curso a Distância CPT Leitura Dinâmica, em Livro+DVD e Online, da Área Treinamento Profissional.

Acabe com a ansiedade e controle suas emoções

A ansiedade prejudica diretamente a nossa performance nos concursos. Portanto, aprenda a controlá-la. Saiba lidar com a pressão e a expectativa de chegada do dia do exame. De outra forma, será muito mais difícil manter o controle emocional para se concentrar na realização de uma boa prova. Não considere a cobrança dos familiares nem confira a todo tempo o calendário do concurso. Aprenda a manter o equilíbrio e faça um bom trabalho.

Fonte: Administradores.

Confira o artigo "Siga 3 dicas fáceis de memorização" e aprimore ainda mais o seu conhecimento.

Deixe seu comentário