Dicas infalíveis para lidar com conflitos no trabalho

Quem cultiva uma boa inteligência emocional sabe lidar com conflitos no trabalho com equilíbrio e sabedoria

Quem cultiva uma boa inteligência emocional sabe lidar com conflitos no trabalho com equilíbrio e sabedoria

Dicas infalíveis para lidar com conflitos no trabalho

Choque de opiniões, posicionamentos incompatíveis, pontos de vista divergentes, tudo pode desencadear sérios conflitos, que impactam negativamente nos resultados da empresa. Entretanto, quem cultiva uma boa inteligência emocional sabe lidar com conflitos no trabalho com equilíbrio e sabedoria. Para que você saiba se posicionar em situações conflitantes na corporação, escolhemos algumas dicas infalíveis. Vamos a elas?


Dica 1

A boa comunicação é o primeiro passo para gerenciar conflitos e, até mesmo, evitá-los. Uma ferramenta infalível para um diálogo produtivo é a empatia. Por meio dela, entendemos o outro, os seus principais anseios e suas maiores dificuldades. Dessa forma, a pessoa se sente muito mais confortável para expor suas opiniões e ouvir as do colega. Mas é preciso que não haja interrupções por parte de ambos nem prejulgamentos. Assim, será muito mais fácil buscar estratégias que, de fato, resolvam o problema.

Dica 2

A técnica do brainstorming pode ajudar na solução de conflitos. Por meio dela, todos participam em conjunto na resolução e no abrandamento de qualquer impasse. O engajamento e comprometimento do grupo em busca da melhor saída para um determinado problema aumenta as chances de uma decisão ser realmente executada. Por isso, é preciso que a solução para o conflito seja construída considerando cada opinião.

Dica 3

Para chegar à solução mais acertada e precisa, alguns critérios devem ser seguidos à risca. Dessa forma, a proposta sugerida ganha maior autenticidade e retidão. Alguns gestores utilizam tabelas como ferramenta, ou ainda dados coletados da análise mercadológica e opiniões de especialistas. Outros coletam informações de institutos e entidades, ou mesmo de artigos e incisos da legislação.

Dica 4

Quando não se chega a um denominador comum, deve entrar em ação a técnica BATNA - Best Alternative To a Negotiated Agreement (Melhor Alternativa a um Acordo). Desenvolvida por Wiliam Ury, o método tem o objetivo de reduzir o impacto da negociação. “Negociar requer sensibilidade, criatividade, assertividade, capacidade de análise e compreensão das relações por meio de acesso a conceito e técnicas”, afirmam Nelson Fernandes Maciel e Raquel Carneiro da Silva, professores do Curso a Distância CPT Negociação - Técnicas e Estratégias de Sucesso da Área Gestão Empresarial.

Dica 5

Após chegar a um ponto em comum para a solução do conflito, é imprescindível que a decisão seja formalizada. Dessa forma, torna-se mais simples alinhar as estratégias que ainda não estão equilibradas. Mas ao documentar o que foi deliberado na reunião, é de fundamental importância clareza, objetividade e concisão. Com isso, o cumprimento das determinações será realizado com êxito.

Fonte: Administradores.

Confira o artigo "Passos para desenvolver o compliance corporativo" e aprimore ainda mais o seu conhecimento.

Andréa Oliveira 08-01-2018 Artigos

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.