Boa comunicação interna evita problemas com “rádio peão”

Os problemas gerados pela “rádio peão” reduzem significativamente a produtividade da empresa

Os problemas gerados pela “rádio peão” reduzem significativamente a produtividade da empresa

Boa comunicação interna evita problemas com “rádio peão”

A tão conhecida “rádio peão”, atribuída a conversas de corredor, fofocas e informações não oficiais, é um sério problema para as empresas. Além de afetar os ares da organização, essa prática imatura e inadequada prejudica o acesso a informações autênticas, pois a mensagem chega deturpada ao destinatário. Isso reduz a produtividade dos colaboradores. Além disso, os erros tornam-se recorrentes, o que traz grandes desvantagens aos negócios.

Entretanto, há formas efetivas de atenuar as conversas de corredor. “Atenuar”, pois acabar por completo com a “rádio peão” é uma missão praticamente impossível. Afinal, continuamente surge alguém com “novidades” e notícias “fresquinhas”. Um dos meios de minimizar essa prática “é agir com transparência e passar aos colaboradores as informações apropriadas, salvo as sigilosas”, ressalta Reinaldo Passadori, especialista em comunicação.

Geralmente, problemas na comunicação geram “blá, blá, blᔠnos corredores da empresa. Daí ser indispensável ao líder criar um mecanismo para se comunicar com todos, de forma eficiente, transparente e produtiva, independentemente da posição deste ou daquele na cadeia hierárquica da corporação. Dessa forma, é possível impedir equívocos nas mensagens transmitidas internamente.

Segundo Passadori, sem muita complexidade, a empresa pode implantar um bom sistema de comunicação interna - como sites, newsletters ou murais eletrônicos, para otimizar o fluxo comunicacional. Caso contrário, a “rádio peão” dominará o ambiente de trabalho e resultará em uma série de problemas, como mal atendimento aos clientes, queda na qualidade dos produtos/serviços e falta de motivação dos colaboradores.

Além disso, “a 'rádio peão' reduz significativamente a produtividade da empresa, pois impacta na gestão do tempo de líderes e equipes. O ideal é que todos organizem as tarefas, dentro do horário de trabalho, sem se limitarem a distrações e fofocas de corredor. Mas para isso, é essencial uma comunicação interna saudável”, afirma Marcos Antônio Barbosa, professor do Curso a Distância CPT Gerenciamento do Tempo e Online.

Conheça os Cursos a Distância CPT, e Cursos Online, da Área Treinamento Profissional.

Fonte: atribunanews.com.br

Andréa Oliveira 20-04-2018 Artigos

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.