Descubra os benefícios do plano de negócios

O plano de negócios traz uma série de benefícios ao empresário aumentando as chances de sucesso do empreendimento

O plano de negócios traz uma série de benefícios ao empresário e sucesso do empreendimento

Descubra os benefícios do plano de negócios
“Em um mercado tão competitivo, para assegurar o sucesso do empreendimento, é indispensável planejar o negócio antes mesmo de sair do papel. Os riscos devem ser criteriosamente calculados em um plano de negócios sistematizado e bem estruturado”, afirma Adriano Godoy, professor do Curso a Distância CPT Loja de Sucesso - Planejamento, Gestão e Marketing e Online.

Segundo Marcos Hashimoto, Doutor em Administração de Empresas, muitos empresários iniciantes sentem dificuldades na fase inicial de implantação do negócio. Mas com um plano bem traçado, a probabilidade de êxito é potencializada trazendo ao empreendedor uma série de benefícios, como ampliar a visão quanto ao futuro da empresa, avaliar o desempenho dos negócios e entender o mercado.

Vislumbrar o futuro

O plano de negócios ajuda o empreendedor a ampliar sua visão quanto ao futuro da empresa. Por meio dele, é possível elaborar as melhores estratégias, para se alcançar os melhores resultados. Mas é preciso considerar os principais objetivos da empresa (missão da empresa), saber onde se quer chegar e quais os recursos necessários para direcionar os negócios no caminho certo.

Os valores da empresa também devem ser delineados no plano. Afinal, eles determinam a ética, a moral, o comportamento apropriado dos colaboradores diante de colegas de trabalho, chefes de setor, diretores, fornecedores, parceiros e clientes.

Avaliar o desempenho

Com um bom mapa estratégico do negócio, é possível avaliar o desempenho da empresa em seus mais diversos aspectos (financeiros, administrativos, operacionais e outros). Todos devem estar alinhados em busca de um denominador comum. Entretanto, cada aspecto deve apresentar objetivos específicos para que sejam elaboradas estratégias com maiores chances de acerto. Dessa forma, será mais fácil realizar estimativas de crescimento do negócio.

Mas é preciso que os planos de ação sejam plausíveis e coerentes com as competências e habilidades técnicas dos colaboradores responsáveis por sua execução. Assim todos terão mais segurança em desenvolver suas ações, pois saberão como as executar para chegar a seus objetivos.

Entender o mercado

Um planejamento bem alicerçado possibilita um entendimento bem mais amplo do mercado – não apenas em relação aos consumidores como também fornecedores e concorrentes. Por meio dele, o empreendedor consegue avaliar como os fatores econômicos, tecnológicos, políticos, sociais e ambientais afetam os negócios – se eles impulsionam (estimulam) ou atravancam (dificultam) o crescimento da empresa.

Como consequência, o empreendedor poderá mensurar a força competitiva da empresa no mercado. Assim, as oportunidades de negócios serão maiores, pois o empresário saberá se o produto/serviço atende (ou não) às principais necessidades dos clientes.

Conheça os Cursos a Distância CPT, e Cursos Online, da Área Gestão Empresarial.

Fonte: cefetjr.com

Andréa Oliveira 25-04-2018 Artigos

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.