Como reagir diante do fracasso

É indispensável avaliarmos o motivo do fracasso para tirarmos dele um valioso e produtivo aprendizado

É indispensável avaliarmos o motivo do fracasso para tirarmos dele um valioso e produtivo aprendizado

Como reagir diante do fracasso

 

Muitas vezes, tanto na vida pessoal como profissional, não sabemos reagir diante do fracasso. Nós nos esquecemos de que todos estamos sujeitos a falhas, a derrotas, a perdas. Da mesma forma, não nos lembramos de que as fases ruins passam. Em especial, no mundo dos negócios, algumas vezes, fracassar é inevitável, pois os riscos são maiores. Entretanto, há meios de lidar com o fracasso e tirar dele uma preciosa lição para toda a vida.

Pratique exercícios físicos

Quando fracassamos, a vontade que temos é de nos fecharmos em uma concha. Com isso, deixamos de encontrar novas oportunidades ou ajuda para lidarmos com a derrota da melhor forma. É fundamental seguirmos adiante, com resiliência e perseverança. E um ótimo estímulo é a prática de exercícios físicos. Por meio deles, nosso organismo libera neuro-hormônios, que nos promovem a sensação de bem-estar.

Participe de atividades produtivas

Além das atividades físicas, que combatem a ansiedade e o estresse, participar de atividades produtivas são uma excelente alternativa para elevar nossos ânimos. Segundo Susan Peppercorn, coach de vida e carreira, quando nos engajamos em uma atividade produtiva e criativa, principalmente após uma frustração, recuperamos nosso autocontrole e ampliamos nossas perspectivas.

Mantenha uma postura otimista

Em momentos conturbados, devemos manter uma postura otimista mesmo com dificuldade. Segundo Jacinta Jiménez, psicóloga e coach experiente, quando explicamos a nós mesmos porque motivo passamos por uma dada situação, conseguimos reagir com otimismo. Devemos pensar que a derrota é apenas uma fase passageira e que, certamente, novos horizontes se abrirão diante de nós.

Avalie o motivo do fracasso

É indispensável avaliarmos o motivo do fracasso para tirarmos dele um valioso e produtivo aprendizado. Entretanto, precisamos manter o foco no crescimento, concentrando nossa atenção em algo que realmente nos sirva de aprendizagem. “Assim conseguimos reduzir nossa culpa durante o processo”, afirma Susan Peppercorn - além de ajudarmos as pessoas que estão próximas a nós a não cometerem os mesmos erros.

Conheça o Curso a Distância CPT Loja de Sucesso - Planejamento, Gestão e Marketing e Online.

Fonte: revistapegn.globo.com

Andréa Oliveira 05-06-2018 Artigos

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.