Centro de Produções Técnicas
Voltar

Passos para montar um bar de sucesso

Para montar um bar de sucesso, o empreendedor deve estar certo de que sua escolha lhe trará bons frutos

Passos para montar um bar de sucesso

Para montar um bar de sucesso, o empreendedor deve estar bem preparado e certo de que sua escolha lhe trará bons frutos. São inúmeros os desafios a serem vencidos até que o negócio se consolide no mercado cada vez mais concorrido. Os riscos podem ser minimizados com planejamento, boa gestão e monitoramento contínuo das finanças. Dessa forma, o bar certamente trará lucros ao empresário.

Para ajudá-lo nessa jornada, siga os passos abaixo e boa sorte!

Análise de mercado

O primeiro passo é realizar uma criteriosa pesquisa de mercado. Por meio dela, será mais fácil avaliar a viabilidade do negócio. Nessa etapa, deve-se estudar o público-alvo, para ter noção da demanda na região, e os concorrentes, para ver os pontos fortes e trabalhar em cima disso. Da mesma forma, é importante considerar a captação de recursos suficientes para a abertura e manutenção do bar, principalmente nos primeiros meses.

Regulamentação do bar

Outro passo indispensável é a regulamentação do bar. Para isso, o empreendedor deve procurar um contador de sua extrema confiança. A consulta a esse profissional ajudará o empresário na obtenção do registro na Junta Comercial, na inscrição no CNPJ e na retirada do alvará de funcionamento. Na verdade, o contador apresenta papel crucial e fundamental na abertura da empresa.

Formação da equipe

A equipe contratada deve estar sempre disposta a atender aos clientes com presteza, eficiência e qualidade. Daí a importância de oferecer aos funcionários, principalmente aos garçons, o melhor em capacitação profissional. Isso vale para os cozinheiros ou cozinheiras. Afinal será a equipe que trará lucros para o bar. Além do treinamento, é essencial a motivação da equipe para resultados cada vez melhores.

Tendências do mercado

Atualmente, “a tendência é que surjam estabelecimentos mais modernos, voltados para um público mais jovem”, afirma Karyna. Uma boa dica é implantar no bar novas tecnologias, como o autoatendimento. Embora os jovens sejam grandes frequentadores de bares arrojados e modernos, as pessoas mais velhas também o fazem. Por esse motivo, é interessante servir "comfort food", como bolinho de arroz.

Escolha do cardápio

A montagem do cardápio é determinante na conquista de clientes. Afinal, eles procuram os melhores bares, onde são servidos tira-gostos, quitutes e bebidas diferenciados. Portanto, cabe ao empresário estudar muito bem o cardápio. No processo, deve-se avaliar a viabilidade econômica dos itens a serem oferecidos aos clientes. Segundo a consultora Karyna, pratos com pouca saída não dão lucro e devem ser retirados do cardápio.

Além disso, o dono do bar deve primar pela padronização dos petiscos e dos pratos. Sendo assim, os cozinheiros devem ser bem treinados e experientes, para que a produção tenha o mais alto padrão de qualidade. Com isso, consegue-se a fidelização dos clientes, que voltarão ao local e ainda trarão novos clientes. Outra dica é oferecer novos produtos periodicamente (de seis em seis meses).

Conheça o Curso a Distância CPT Treinamento de Bartender - Barman / Barwoman em Livro+DVD e Online.

Confira os Cursos a Distância CPT, constituídos de Livro+DVD, e Cursos Online, da Área Hotelaria.

Fonte: revistapegn.globo.com

Você vai gostar de ler:
Tutorial rápido para vender mais na internet
É essencial que o empreendedor digital crie mecanismos para vender mais na internet, independentemente do seu modelo de negócio Com os avanços na tecnologia digital, o mercado virtual tem abrang...
Formas de alcançar o sucesso profissional em 2018
Ter visão ampla, aceitar a diversidade, saber questionar, buscar inovação e ser proativo são formas de alcançar o sucesso profissional em 2018 Ter apenas diploma de graduação deixou de ser van...
Como se preparar para as vendas de fim de ano
Segundo a Confederação Nacional do Comércio, estima-se um aumento de 4,3% nas vendas de fim de ano Segundo a Confederação Nacional do Comércio, estima-se um aumento de 4,3% nas vendas de fim ...

Deixe seu comentário