Estratégias para lidar com a procrastinação

Para lidar com a procrastinação, é preciso obedecer a prazos e fazer uma tarefa por vez

Para lidar com a procrastinação, é preciso obedecer a prazos e gerenciar bem o tempo

Estratégias para lidar com a procrastinaçãoQuem nunca adiou ou demorou a realizar uma atividade, ou ainda deixou de fazer algo importante? Afinal, em um mundo repleto de distrações, é fácil procrastinar. Quando essa prática não é recorrente, tudo bem, mas no momento em que ela vira uma regra, torna-se um sério problema. O mesmo ocorre no mundo dos negócios, quando um empresário protela um projeto ou o prolonga além do planejado.

Felizmente, há estratégias para lidar com a procrastinação, com comprometimento e disciplina. Vejamos algumas delas:

Faça o que de ser feito!

Não deixe tudo para depois. Pare de protelar, de adiar as tarefas! Supere a vontade de procrastinar começando a realizá-las o quanto antes. Não espere motivação nem inspiração, apenas faça. O difícil é dar o pontapé inicial, mas quando damos andamento às tarefas, torna-se mais fácil terminá-las.

Obedeça aos prazos!

“Para não atrasar uma tarefa, estabeleça dia, horário e tempo de duração para a sua execução”, afirma Marcos Antônio Barbosa, professor do Curso a Distância CPT Gerenciamento do Tempo e Online. Ao obedecer a prazos e trabalhar dentro de uma data limite, você realiza as tarefas em tempo hábil, além de evitar distrações.

Não faça tudo de uma vez!

Ao se ver diante de uma tarefa longa, que requer muito tempo para a sua execução, separe-a em tarefas menores. Assim, além de você não correr o risco de deixá-la para depois, os resultados surgem de forma mais rápida. A dica é manter o foco em uma atividade de cada vez, para que você não se sinta desestimulado.

Dê um tempo para relaxar!

Se o desenvolvimento da tarefa não estiver fluindo bem, dê um tempo para relaxar. Descanse a mente e reúna forças para recomeçar a tarefa mais disposto. Caminhe um pouco, beba água, tome um cafezinho, converse com um colega. O importante é diminuir a ansiedade, para evitar que você adie a tarefa.

Não busque sempre a perfeição!

Quando você busca sempre a perfeição, corre o risco de não finalizar o trabalho. Ao impor a si mesmo a obrigação de alcançar resultados surpreendentes em uma tarefa, você pode não a terminar. Não que a procura pela perfeição seja um erro. Mas é preciso chegar a resultados, mesmo que eles não sejam 100% o esperado. Depois, basta aprimorá-los.

Conheça os Cursos a Distância CPT, e Cursos Online, da Área Treinamento Profissional.

Leia o artigo "Dê um fim à procrastinação".

Fonte: revistapegn.globo.com

Andréa Oliveira 24-10-2018 Artigos

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.