O empreendedor que quer atender plenamente o seu público, descobrir as melhores oportunidades de mercado e avaliar de forma eficiente as oportunidades, deve dispor de informações sobre o seu campo de atuação, sua concorrência e principalmente seus clientes. Uma pesquisa de mercado pode auxiliar na coleta das informações necessárias.
Para fazer uma pesquisa de mercado você precisa seguir algumas etapas:
1° . Definir o público-alvo e os objetivos da pesquisa: neste primeiro passo, identifique os motivos que o levaram a realizar a pesquisa.
2°. Defina a coleta de dados: escolha o método pelo qual irá levantar os dados da pesquisa.
3°. Definir o método de pesquisa de dados primários: eleja o tipo de pesquisa mais adequado ao seu propósito e defina os procedimentos para a sua realização.
4°. Defina as amostras: conheça o tamanho do público a ser pesquisado.
5°. Elabore os instrumentos de pesquisa: elabore os questionários, formulários e roteiros que serão utilizados na pesquisa.
6°. Aplicar a pesquisa: a pesquisa precisa ter boa abordagem para garantir seu melhor desempenho.
7°. Tabulação dos dados: os dados devem ser reunidos e trabalhados de maneira a facilitar a sua análise.
8°. Elabore o relatório final: ele permitirá analisar os dados obtidos na pesquisa e identificar as aspectos relevantes para a tomada de decisão.
9°. Tomada de decisão: a partir dos resultados obtidos na pesquisa será possível determinar as ações necessárias para o benefício do seu negócio.
Conhecer e saber administrar todas as informações coletadas permitirá a sobrevivência e o crescimento da sua empresa.