Monte uma pesquisa de mercado

O empreendedor que quer atender plenamente o seu público, descobrir as melhores oportunidades de mercado e avaliar de forma eficiente as

O empreendedor que quer atender plenamente o seu público, descobrir as melhores oportunidades de mercado e avaliar de forma eficiente as oportunidades, deve dispor de informações sobre o seu campo de atuação, sua concorrência e principalmente seus clientes. Uma pesquisa de mercado pode auxiliar na coleta das informações necessárias.

 

Para fazer uma pesquisa de mercado você precisa seguir algumas etapas:

1° . Definir o público-alvo e os objetivos da pesquisa: neste primeiro passo, identifique os motivos que o levaram a realizar a pesquisa.

2°. Defina a coleta de dados: escolha o método pelo qual irá levantar os dados da pesquisa.

3°. Definir o método de pesquisa de dados primários: eleja o tipo de pesquisa mais adequado ao seu propósito e defina os procedimentos para a sua realização.

4°. Defina as amostras: conheça o tamanho do público a ser pesquisado.

5°. Elabore os instrumentos de pesquisa: elabore os questionários, formulários e roteiros que serão utilizados na pesquisa.

6°. Aplicar a pesquisa: a pesquisa precisa ter boa abordagem para garantir seu melhor desempenho.

7°. Tabulação dos dados: os dados devem ser reunidos e trabalhados de maneira a facilitar a sua análise.

8°. Elabore o relatório final: ele permitirá analisar os dados obtidos na pesquisa e identificar as aspectos relevantes para a tomada de decisão.

9°. Tomada de decisão: a partir dos resultados obtidos na pesquisa será possível determinar as ações necessárias para o benefício do seu negócio.

Conhecer e saber administrar todas as informações coletadas permitirá a sobrevivência e o crescimento da sua empresa.

Emprego e Renda 10-04-2012 Dicas da Edição

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