Praticando a empatia no ambiente de trabalho

Os processos organizacionais modernos, ainda que embasados em tecnologia, são todos decorrentes e dependentes de relacionamento humano. Nesse

Os processos organizacionais modernos, ainda que embasados em tecnologia, são todos decorrentes e dependentes de relacionamento humano. Nesse contexto a noção de ‘empatia’ tem notável importância. Entretanto, para compreender importância, precisamos refletir sobre os sentimentos (ou fenômenos sociais, sim, porque só ocorrem na presença do outro) ‘antipatia’ e ‘simpatia’, que são igualmente importantes, porque freqüentemente ocorrem juntos.

 

Antipatia : Vem do grego, ‘antipátheia’, também chegou à nossa língua e uso pelo latim, ‘antipathia’. Tem o seu significado, uso e aplicação a:

  • Aversão espontânea e instintiva; repugnância.

  • Com os significados de: ‘em frente’, ‘de encontro a’, ação contrária’, ‘oposição‘, ‘contrariedade‘, ‘contra’: (antiácido, anticlerical, antidemocrático).

  • Significa ‘do, ou pelo lado oposto, ou face oposta’.

Os sentimentos de antipatia podem facilmente derivar em constrangimento, sabotagem, violência. Tem uma característica interesse porque, num primeiro momento, ocorre de forma imediata e gratuita, isto é, sem conhecer a outra pessoa. Só pode ser modificado pela interação e pela convivência.

Empatia : Tendência para sentir o que sentiria, caso estivesse na situação e nas circunstâncias experimentadas por outra pessoa. Estado de “sintonia” emocional e cognitiva com outra pessoa, atingido, especificamente, através da compreensão da situação dessa outra pessoa a partir de dentro, ou seja, do que essa situação significa para ela. A empatia pode preceder ou não à simpatia. O papel da empatia é muito discutido, quer na nossa compreensão das outras pessoas, quer nas nossas respostas éticas.

É uma projeção imaginativa dentro da situação de outra pessoa, especialmente para a apreciação de suas qualidades emocionais e motivacionais (o que motiva tal comportamento?). O contágio emocional, pelo qual alguém percebe a emoção visível de outra pessoa, às vezes inconscientemente e sem referência à sua causa ou ao seu “objeto”.

A empatia foi considerada uma precondição do pensamento ético e a maior colaboradora para a união social e para o altruísmo, atribuição de estado mental, uso da linguagem e interpretação. Comportamento que nos leva a entender como a outra pessoa age ou pensar daquela maneira. Demonstra que concordamos com a pessoa (pelo menos a princípio). Quando usamos a empatia reduzimos a carga emocional, o que nos aproxima da pessoa e possibilita a explanação dos argumentos.

Como podemos utilizar a empatia:

Elogio – quando cumprimentamos a pessoa por alguma coisa que ela se orgulha. Exemplo: seu filho é um excelente aluno. Nota: tem que ser verdadeiro!
Favor – quando, através de cuidados, amizade ou consideração pelo cliente, fazemos gentilezas, além da obrigação. Exemplo: “mais tarde eu vou passar próximo dali, se aceitar, posso levar o livro”.
Identificação – interesses comuns, tanto de natureza social quanto profissional, que servem para nos aproximar da pessoa. Exemplo: “coincidentemente, também gosto desse intérprete”. Nota: tem que ser verdadeiro!
Testemunha – palavras usadas para afirmar a aprovação dada por outras pessoas ao nosso produto/ serviço/ trabalho ou o resultado positivo conseguido por outro com o isso. Exemplos: “todos os egressos desse curso hoje ocupam posições gerenciais”. Nota: tem que ser verdadeiro!

Aprendizagens possíveis:

  • A capacidade de se colocar no lugar do outro;

  • A percepção daquilo que as pessoas estão sentindo e passando;

  • A habilidade de ouvir com carinho e atenção aquilo que estão nos comunicando através de palavras, gestos ou atos;

  • Apreciar e respeitar as diferenças: pessoas, raças, culturas, filosofias, religiões, formas de pensar etc.

A prática da empatia é de grande importância para a convivência saudável e harmoniosa entre as pessoas. É a verdadeira inteligência emocional em uso, o que é importante para as pessoas terem sucesso nos relacionamentos pessoais e profissionais.


Fonte: RH.com.br

Victor Monteiro 20-08-2012 Dicas da Edição

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.