Cinco dicas para começar seu negócio com o pé direito

  Um dos piores defeitos dos empreendedores em início de carreira é acreditar que ter uma excelente idéia em mente é garantia de sucesso. Além de

 

Um dos piores defeitos dos empreendedores em início de carreira é acreditar que ter uma excelente idéia em mente é garantia de sucesso. Além de elaborar um bom Plano de Negócios, que traz a descrição da operação e a forma como ela deverá se desenvolver, algumas dicas podem ajudar a começar uma empresa com o pé direito, diz o professor Sylvio Rosa, presidente da Fundação ParqTec São Carlos – primeira incubadora de empresas de base tecnológica da América Latina.

Dados do Global Entrepreneurship Monitor (GEM) apontam o Brasil como um dos países mais empreendedores do mundo. No último ano, registrou uma taxa de empreendedores iniciais de 11,3%, garantindo ao país o sétimo lugar entre 35 nações. Ainda assim, quem tem uma grande idéia, ou simplesmente quer investir no próprio negócio, costuma titubear na hora de abrir uma empresa.

Rosa destaca cinco dicas para quem está começando seu próprio negócio:

  1. Desenvolva um Plano de Tecnologia. Investir em um servidor e uma impressora de alta performance é muito importante, mesmo que não seja crucial desde o início. Adquira bons equipamentos, ainda que tenha de pagar um pouco mais. Você verá que eles duram mais e por um bom tempo não precisarão de up grade.
  2. Organize a contabilidade. Se possível, invista em um software que possa gerar cobranças ou lembretes para os clientes em atraso. Por sua vez, programe seus pagamentos automaticamente, de modo a evitar taxas e juros por atraso. Com as finanças em dia, você pode se concentrar mais nas vendas e no marketing.
  3. Terceirize serviços. Faça uma lista de processos e determine quais você tem menos habilidade para fazer sozinho. Marketing, gestão de arquivos, entregas e limpeza são exemplos de serviços que costumam obter melhores resultados quando terceirizados.
  4. Reserve um período para receber fornecedores/propagandistas. Bastou abrir um negócio e lá vêm eles oferecendo seus serviços ou produtos. Você não tem de interromper sua rotina toda vez que um vendedor bate à sua porta, mas pode estabelecer, por exemplo, que toda segunda-feira de manhã é destinada a esse fim.
  5. Acerte nas contratações. Empresários de “primeira viagem” costumam entrevistar qualquer um que os procure pedindo emprego e acabam se arrependendo das contratações pouco tempo depois. Crie um formulário on line já com os critérios de eliminação, como disposição de horário, salário e grau de instrução. Assim, na hora de entrevistar alguém, convocará no máximo cinco pessoas entre os candidatos que passaram pela triagem.
Emprego e Renda 08-03-2012 Dicas da Edição

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.